Biblioteca

11 de janeiro de 2019 - 13:03

A Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará (Besp) foi criada junto com a fundação da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Tem como missão disponibilizar recursos bibliográficos, pertinentes aos conteúdos programáticos dos cursos oferecidos pela Escola de Saúde Pública do Ceará, eventos e demais atividades na área da saúde pública e ciências afins, para os docentes, discentes e profissionais da ESP/CE. É de livre consulta ao seu acervo para o público em geral com interesse na área da saúde pública e coletiva.

A Besp dispõe de uma área física de 125,27 m2, com espaço para estudos e pesquisas. Está equipada com 08 computadores, com acesso à Internet, que permitem consulta no catálogo online da BESP do Sistema de Gerenciamento de Biblioteca (Gnuteca) e acesso aos bancos de dados nacionais e internacionais.

O acervo é composto de livros, teses, dissertações e monografias, além das consultas online das bases de dados para pesquisas, tais como: portal de periódicos da CAPES, LILACS, MEDLINE, SCIELO, BVS/MS e bibliotecas virtuais em saúde de livre acesso.

O acervo por área de conhecimento está distribuído da seguinte forma:

Gestão e Administração; Especialidades Médicas; Política de Saúde do SUS; Educação; Educação em Saúde; Epidemiologia; Metodologia Científica; Promoção da Saúde; Saúde Ambiental; Saúde Mental; Vigilância em Saúde; Atenção Primária; E demais áreas relacionadas a saúde pública.

Contato

besp@esp.ce.gov.br 

 

AÇÕES DA BIBLIOTECA: INICIATIVAS DE DISCUSSÃO

 

• Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará (Besp)

• Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes)

 

PROMOÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO:

Realizado mensalmente na Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará, o evento objetiva abrir espaços dialógicos sobre as temáticas da saúde para favorecer a troca de conhecimento interprofissional, utilizando o espaço da biblioteca.

Também mensal, o projeto busca sensibilizar, melhorar a compreensão e incentivar a ação, com objetivo contribuir para a educação e promoção da saúde.

A iniciativa objetiva criar um acervo de histórias humanas a partir das experiências de vida trazidas por diferentes pessoas da sociedade civil. A premissa é simples: em horário específico, os “livros humanos” estarão presentes para “serem lidos” no espaço da biblioteca da Escola. Assim, quem tem uma história para contar fica frente a frente com quem quiser ler aquela história, em um bate-papo no ambiente da biblioteca.

 

SERVIÇOS:

 

A ficha catalográfica, um dos elementos obrigatórios dos trabalhos acadêmicos (TCC’s, dissertações e teses), é elaborada de acordo com as normas do Anglo-American Cataloging Rules – AACR2. Contém toda a descrição bibliográfica do trabalho, por meio das informações de autor, título, local de publicação, ano, etc. Seu tamanho padrão é 12,5 X 7,5 cm e deverá ser inserida no verso da folha de rosto dos trabalhos acadêmicos.

O Módulo de Elaboração de Ficha Catalográfica, disponibilizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará, permite que por meio dos dados inseridos pelo usuário, a ficha seja gerada em formato PDF, já normalizada e pronta para download e/ou impressão. O módulo foi desenvolvido pela parceria entre a Gerência de Inovação e Soluções Digitais (GINOV) pelo Analista de Suporte Wandson Ferreira Alves e pelo Analista de Sistema Bruno Oliveira Ferreira Loureiro e a Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará (BESP), pelo Bibliotecário João Araújo Santiago Martins, a partir dos códigos-fonte disponibilizados pela Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.

MORE: Mecanismo On-line para Referências foi desenvolvido por Maria Bernardete Martins Alves (bibliotecária) e Leandro Luis Mendes (aluno de graduação em Sistemas de Informação), numa parceria entre a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), sob a coordenação de João Bosco da Mota Alves (professor titular do Departamento de Informática e de Estatística, INE, e coordenador do RExLab), todos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no âmbito do Projeto ALFA II-0465-A – RExNet Yippee (Remote Experimentation Network – Yielding an Inter-university peer-to-peer e-service), do qual a UFSC é uma das 10 universidades envolvidas dos 5 países participantes. Tanto o RExLab quanto o consórcio RExNet tem como princípio basilar, a inclusão social em todas as suas modalidades, e MORE não foge a essa regra, pois é um serviço gratuito.

MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home- page e e-mail.

Além disso o programa automatiza alguns procedimentos, tais como: a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, prenomes); uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação.
Acesse o MORE através do link: http://novo.more.ufsc.br/inicio

É um serviço oferecido para docentes, discentes, profissionais da saúde e comunidade que necessitem de levantamento bibliográfico do acervo da Biblioteca da Escola de Saúde Pública (BESP) ou dos conteúdos das bases de dados na área da saúde. Serviço realizado por bibliotecário da Instituição.

LINKS ÚTEIS