Curso de gestores para o SUS promove oficina de formação no Nordeste

5 de agosto de 2009 - 16:00

Está acontecendo em Pernambuco a Oficina de formação de tutores do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. O encontro conta com a participação de 102 alunos e 18 coordenadores estaduais e pedagógicos dos nove estados envolvidos nessa etapa do curso: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, coordenador do curso no Ceará e o coordenador pedagógico José Batista Cisne participam da oficina.

A coordenação nacional do curso, em nível de aperfeiçoamento, está a cargo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), que vai oferecer a formação na modalidade a distância, por meio da Rede de Escolas de Governo em Saúde, garantindo, assim, a oferta de formação para todas as regiões brasileiras. A oficina teve início em 04/08 e acontecerá até o dia 07/08.

Da ENSP, estão participando as pesquisadoras Roberta Gondin, da Escola de Governo em Saúde, Lenira Zancan, do Departamento de Ciências Socias e Marismary de Seta e Lenice Reis, ambas do Departamento de Administração e Planejamento. Este curso foi desenvolvido pela ENSP em parceria com as Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública. Ele tem seis meses de duração e oferece ao todo sete mil e quinhentas vagas, distribuídas em todas as unidades que integram a federação.

O curso foi estruturado de forma a estimular o processo de regionalização da atenção à saúde e está organizado em quatro unidades de aprendizagem: Fundamentos do SUS; Gestão da Atenção à Saúde; Gestão das Vigilâncias em Saúde; e Gestão da Promoção da Saúde.O curso integra o Programa Nacional de Qualificação de Gestores e Gerentes do SUS – Mais Saúde, do Ministério da Saúde.