Saúde Ceará inaugura nova sede de Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

26 de outubro de 2023 - 12:19 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e Fotos: Levi Aguiar


Centro de Referência em Saúde do Trabalhador inaugura nova sede na Praia de Iracema

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promove, às 16h desta quinta-feira (26), a inauguração da nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest). O espaço está localizado na rua dos Tabajaras, 268, Praia de Iracema, em Fortaleza, e, na ocasião, também será lançada a Linha de Cuidado em Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho.

Responsável por analisar a relação entre o adoecimento e o trabalho, o Cerest deve ser buscado como o serviço de referência em casos de suspeitas ou confirmações de acidentes, adoecimento ou sofrimento mental relacionado ao trabalho, independentemente do vínculo empregatício, podendo ser do setor público, privado ou informal.

Leia também: Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: ESP/CE inicia nova turma de especialização

“A inauguração deste equipamento é a celebração de uma conquista do Estado. Hoje, a rede Sesa tem um equipamento adequado para acolher os trabalhadores adoecidos durante o exercício do ofício. O Cerest é do Sistema Único de Saúde (SUS) e atua com o princípio da universalidade, atendendo todos os tipos de trabalhadores”, informa a diretora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador da Sesa, Mara Tavares.

Acesso e estrutura

O Centro de Referência é um serviço especializado com atuação realizada mediante um agendamento prévio, encaminhamento por parte de sindicatos, ou unidades de saúde. Ao buscarem o Cerest, os trabalhadores e trabalhadoras são acolhidos por uma equipe multiprofissional para investigar a relação entre o agravo e o trabalho.


Equipe do Cerest realiza vigilância da saúde do trabalhador no Ceará

Somente em 2023, o Cerest registrou cerca de 1.400 atendimentos referentes à vigilância em saúde do trabalhador, como inspeção sanitária, atividade educativa e recebimento de denúncias. Além dos atendimentos, a equipe multiprofissional investiga se existem ainda ocupações em condições de trabalho de risco, com possibilidade de desenvolvimento de adoecimento físico ou mental relacionado.

A nova sede do equipamento possui consultório multiprofissional e médico; espaços para treinamento e educação permanente; e salas para as equipes de vigilância em saúde do trabalhador. Em caso de dúvidas, basta entrar em conato via e-mail: cerest@saude.ce.gov.br