Governo do Ceará realiza seminário sobre PPSUS com foco na pesquisa em saúde; evento acontece até esta quinta (28)

28 de setembro de 2023 - 08:54 # # #

Texto e Fotos: Kelly Garcia

A intenção do PPSUS é contribuir para a redução das desigualdades regionais na área da ciência e tecnologia em saúde e descentralizar recursos em busca de equidade e respeito às vocações regionais

Até esta quinta-feira (28), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), está realizando o Seminário de Avaliação Final da Chamada 02/2020 do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). O evento ocorre no Stop Way Hotel Fortaleza, no bairro Meireles. A intenção é contribuir para a redução das desigualdades regionais na área da ciência e tecnologia em saúde e descentralizar recursos em busca de equidade e respeito às vocações regionais.

No primeiro dia de evento, aconteceram 17 discussões de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, como o impacto da Covid-19 sob vários aspectos, Cardiologia, Saúde Mental em populações indígenas e quilombolas, Oncologia, Saúde Materno-infantil, entre outros.

De acordo com a orientadora da Célula de Gestão do Conhecimento e Pesquisa em Saúde da Sesa, Socorro Sousa, o diálogo da pasta com a Funcap e o Ministério da Saúde deve ser ainda mais fortalecido, com a inclusão de outras ações. “O papel dessas pesquisas é fortalecer o SUS, qualificando o serviço. Inclusive, estamos planejando fazer rodas de conversa com a participação da Sesa, dos pesquisadores e dos serviços envolvidos, para que possamos construir um diálogo ainda maior entre os atores desse processo”, disse.

Segundo a diretora científica da Funcap, Thereza Magalhães, a parceria da instituição com a Sesa é fundamental para a implementação das pesquisas na rede.  “Essa interação é muito importante para a condução dos trabalhos do PPSUS, e também para que, derivados desses trabalhos, as tecnologias e processos que daí decorrem possam ser captados pela rede, implementados e avaliados. A Sesa é a nossa grande parceira nesse sentido, porque é quem faz toda a condução dos trabalhos na rede”, destacou.

Para a coordenadora nacional do PPSUS no Ministério da Saúde, Marge Tenório, o Ceará é um dos Estados que mais se destaca no cenário das pesquisas voltadas para o SUS e isso se deve, em grande parte, à parceria entre a Sesa e os demais envolvidos nas pesquisas. “No Ceará, temos uma facilidade muito grande de implementar as pesquisas, pela intensa participação da Secretaria da Saúde. Nos Estados em que as secretarias não têm essa interação, quem as direciona é a própria comunidade acadêmica e, muitas vezes, o olhar é mais voltado para os Planos de Saúde. Quando a secretaria cumpre o seu papel, que é o que acontece aqui, isso se reflete no sucesso do programa no Estado”, ressaltou.

Entre as pesquisas que serão apresentadas no evento, está a sobre o tema “Ocorrência de diabetes mellitus e hipertensão arterial crônica na saúde da população indígena Tapeba em Caucaia-CE de 2010 a 2020: análise epidemiológica”. O trabalho, desenvolvido pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio da sua Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes), analisou durante dez anos o impacto da mudança de hábitos alimentares e de outras questões na saúde das mulheres indígenas.Percebemos que as mulheres indígenas têm uma tendência a desenvolver essas doenças crônicas até dez anos antes do que o restante da população. Também notamos que quanto mais elas se afastavam de sua cultura alimentar, mais elas adoeciam, principalmente com a ida para o mercado de trabalho urbano e com a introdução de fast food, enlatados e processados nessa dieta”, explica a coordenadora da pesquisa”, Lourdes dos Santos.

A programação do Seminário de Avaliação Final da Chamada 02/2020 do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) continua com a exposição de outras 14 pesquisas nesta quinta-feira (28), durante todo o dia.