ESP/CE inicia atividades da X Turma da Residência Multiprofissional em Saúde próxima quarta (1º)

27 de fevereiro de 2023 - 08:43 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Rafael Medeiros | Foto: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inicia, no próximo dia 1º de março, as atividades da X turma do seu Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti). A agenda do primeiro módulo segue até o dia 10 de março e ocorrerá presencialmente na sede da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). 

A Semana de Imersão compreende um processo formativo que adota estratégias pedagógicas participativas, conceituais e metodológicas desenvolvidas a partir de atividades específicas. O momento representa uma etapa introdutória na formação dos futuros especialistas.  

Ao longo de oito dias, os residentes participarão de palestras, conferências, mesas redondas, exposições dialogadas, vivências de integração, além de apresentações sobre a dinâmica dos processos institucionais adotados pela ESP/CE. 

O tutor do Núcleo Docente Estruturante da Resmulti, Edmilson Gomes, explica que o processo compreende uma integração entre propostas temáticas do SUS e que são transversais a todos os demais projetos vinculados à ESP. “Iremos tratar de temáticas diversas, como Educação Permanente, políticas do Sistema Único de Saúde, além de apresentarmos o Projeto Político Pedagógico do curso e as futuras propostas de territorialização enquanto estratégia utilizada nos cenários de prática”.

A programação contará com a presença de profissionais da saúde, gestores e educadores de diversas áreas, como a doutora em Saúde Pública, Laura Camargo Feuerwerker; a Coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, Silvinha Cavalleire; o deputado estadual, Renato Roseno; a médica e doutora em Educação, Vera Dantas; e o biólogo, Hugo Fernandes.

O programa de imersão da nova turma também representa um marco para a história da iniciativa, que comemora 10 anos de existência em 2023. Com um número recorde de matriculados, a turma deve contar com cerca de 398 profissionais de diversas áreas da saúde.  

Hoje estamos presentes em 24 municípios onde essa é, sem dúvidas, a maior oferta dentro dessa modalidade. Já estamos com mais de 350 matrículas confirmadas e de pessoas prontas para viver a potência da Resmulti da ESP”, confirma Jadson Franco, membro do Colegiado de Gestão da Residência Multiprofissional.

A Residência Multiprofissional

A Turma X da Residência Multiprofissional está  distribuída em 24 municípios do estado do Ceará a partir dos 11 programas que compõem a iniciativa, sendo 10 de natureza multiprofissional e um uniprofissional. Criado em 2013, o projeto já formou 2.375 profissionais em diferentes áreas da Saúde no Estado. 

A Residência Multiprofissional e Uniprofissional é ofertada sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa, incluindo plantão e duração mínima de 2 anos, com o acompanhamento em serviço de docentes-preceptores.