ESP/CE leva Residências Médicas em Psiquiatria e Medicina de Família à Região dos Inhamuns
8 de fevereiro de 2024 - 16:33 #ESP/CE #Medicina de Família e Comunidade #Psiquiatria #Residências médica
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Elon Nepomuceno
Vídeo: Raiane Ferreira
A divulgação do resultado final dos aprovados acontecerá na próxima sexta-feira (16)
A partir do próximo mês de março, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), vai executar, pela primeira vez, dois programas de Residência Médica (Resmed) em Tauá, na Região dos Inhamuns, a 342 quilômetros de Fortaleza. Os novos cursos são os de Psiquiatria e de Medicina de Família e Comunidade, com processo seletivo unificado em andamento, aguardando manifestação de interesse por parte dos candidatos, durante as convocações.
Para a gerente de Residência Médica da ESP/CE, Alciléa Carvalho, a novidade representa uma grande conquista. “A disponibilização das novas vagas é um reflexo do trabalho constante que temos de interiorizar as residências. Em Tauá, já temos cursos voltados para as especializações multiprofissionais e, agora, vamos incrementar esses da Resmed”, comemora.
Os dois programas contam, além do pioneirismo, com a gestão de duas referências profissionais: o psiquiatra com residência realizada no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC), Cláudio Leite, e o ex-coordenador-geral e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz Ceará (Fiocruz/CE), Carlile Lavor.
Psiquiatria
A Residência Médica em Psiquiatria vai proporcionar uma experiência abrangente, por meio de estágios em diversos campos da Rede de Atenção Psicossocial de Tauá (Raps), englobando o Centro de Atenção Psicossocial Geral (Caps Geral), Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps/AD), leitos de Psiquiatria no Hospital Doutor Alberto Feitosa Lima, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Policlínica e Atenção Primária do município.
“Acreditamos que esse programa será um marco significativo para a Região, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e engajados na área da saúde mental”, reflete o psiquiatra Cláudio Leite.
O especialista complementa que a estrutura curricular do curso segue rigorosamente as diretrizes da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRN), proporcionando uma formação sólida e abrangente. Além dos estágios práticos, os residentes terão acesso a uma programação teórica vasta, com o objetivo de potencializar a preparação para os desafios da prática psiquiátrica.
O psiquiatra Davi Queiroz, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e diretor-geral do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), também equipamento da Sesa, estará à frente da supervisão do curso.
Família e Comunidade
Com foco na família, na pessoa e na comunidade, a Residência de Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade médica que presta assistência à saúde continuada, integral e abrangente. O atendimento acontece de forma preventiva em pessoas de todas as faixas etárias. Segundo o Ministério da Saúde (MS), esse profissional está apto para resolver grande parte das queixas de pacientes que chegam na Atenção Primária.
De acordo com Carlile Lavor, a chegada dessa especialização em Tauá vai contribuir com a entrega de mais profissionais para atender às comunidades da cidade e de toda a Região. “Atualmente, no município, a gente tem uma boa estrutura de saúde pública com hospital, policlínica, UPA e o Laboratório Lacen, que são muito bons e vão servir de campo prático para a formação desses residentes”, explica.
As especializações têm duração de dois anos, com vagas regulamentadas pela CNRM, financiamento do MS e o apoio da gestão municipal. Conforme os instrumentos reguladores, a divulgação do resultado final dos aprovados acontecerá na próxima sexta-feira (16).