ESP/CE abre nova turma para curso básico de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis

14 de agosto de 2023 - 12:27 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Arte Gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), inicia, no próximo dia 21 de agosto, uma nova turma do Curso Básico de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

A formação será ofertada, prioritariamente, para coordenadores e técnicos da Vigilância Epidemiológica de Saúde atuantes nas Superintendências Regionais (SRS) de Fortaleza, Quixadá, Limoeiro do Norte, Sobral e Cariri, além das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) e municípios prioritários. 

As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira (15), por meio de formulário. O documento foi encaminhado aos gestores das SRSs, responsáveis pela indicação dos profissionais aptos a participar da capacitação. 

O curso foi elaborado pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP/CE em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa.  Ao todo, 40 horas-aula compõem a trilha de aprendizagem, que ocorrerá no formato presencial em Fortaleza, na sede da Faculdade Rodolfo Teófilo. 

De acordo com a equipe organizadora, a intenção da iniciativa é compartilhar e atualizar os conhecimentos acerca das atividades que envolvem a vigilância e o manejo das doenças e agravos não transmissíveis, bem como desenvolver práticas de saúde transformadoras, reflexivas, propositivas e articuladas com a sociedade no cenário epidemiológico no Estado.

Doenças crônicas não transmissíveis

SSegundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as DCNTs são responsáveis por sete das dez principais causas de morte no mundo. Dados do o Boletim Epidemiológico Doenças Crônicas não Transmissíveis do Ministério da Saúde (MS), até 2019, o problema também se refletia em mais da metade dos óbitos no Ceará, correspondendo a 54,7% do falecimento dos brasileiros.

É nesse sentido que a Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) surge como o conjunto de ações que proporcionam o conhecimento do padrão de ocorrência, tendência e mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle dessa problemática.