Planejamento Estratégico dos Consórcios de Saúde reúne representantes de todo o Ceará

27 de junho de 2023 - 11:28 # # # #

Texto:Kelly Garcia
Foto:Deborah Muniz (Ascom/ESP)

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, ressaltou a importância do aprimoramento dos Consórcios Públicos de Saúde

Com a intenção de identificar os principais desafios na gestão, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou o Planejamento Estratégico dos Consórcios Públicos de Saúde, com a participação de representantes dos consórcios de todo o Estado do Ceará. O evento aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), nesta segunda-feira (26).

Durante a abertura do planejamento, a titular da pasta, Tânia Mara Coelho, ressaltou que essa ação irá contribuir para o aprimoramento dos Consórcios Públicos de Saúde, gerando um impacto na atenção primária. Ela destacou que as Policlínicas e os Centros de Especialidades Odontológicas Regionais (CEOs) são extremamente importantes para a saúde do Estado do Ceará e espelhos para o resto do Brasil.

“Quando a ministra da Saúde esteve aqui, ela me pediu para conhecer uma das nossas Policlínicas. Por isso, esse momento se faz necessário, porque precisamos entender o contexto para a atenção primária andar bem. Estaremos à disposição para construirmos juntos novos projetos. Nossa missão é cuidar bem da população cearense”, disse.

Segundo o coordenador da gestão dos Consórcios de Saúde, Ivan Júnior, uma mudança recente que vem para melhorar a administração é a inclusão no organograma da Sesa de uma coordenadoria específica para geri-los. “Pela primeira vez, a Secretaria de Saúde contará com uma coordenadoria de Gestão dos Consórcios Públicos de Saúde, que vem com uma perspectiva de integração entre os entes, sobretudo o Estado e os municípios”, destaca.

Para a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade) da Sesa, Joana Gurgel, a mudança no organograma e o planejamento irão ajudar ainda mais no protagonismo dentro da atenção à saúde. “Esse momento de planejamento pode ajudar no compartilhamento das experiências exitosas que a gente já tem conhecimento em Telemedicina, no Transtorno do Espectro Autista, entre outros”.

A partir da criação da Coordenadoria, espera-se gerar um impacto positivo no atendimento aos pacientes. “A gente quer melhorar essa rede de atenção propriamente dita, como, por exemplo, o cuidado materno-infantil, com o diabético, o hipertenso, os portadores de doenças crônicas, como um todo. Quando a gente se consorcia, há uma associação de entes que podem ofertar os serviços de comum acordo, para o interesse de todos”, explica Ivan Júnior.

Encaminhamentos

Ao fim do planejamento, os participantes se reuniram em grupos, com temáticas e objetivos bem definidos. Foram priorizados três problemas para a direção dos CEOs Regionais, três para a direção das Policlínicas e três para a Secretaria Executiva dos Consórcios, juntamente com a Procuradoria e a Diretoria Administrativa Financeira.

“Ao fim do evento, já teremos o plano de ação, com definição de responsáveis, sobre o que vai ser feito, como vai ser feito, o tempo estimado de execução e de forma contínua. A ideia é que isso não fique apenas por aqui. A gente ainda vai instituir algumas reuniões virtuais de forma sistemática, quinzenais ou mensais”, adianta.
.

Sobre os Consórcios de Saúde

Os Consórcios de Saúde no Ceará foram criados nos anos de 2009 e 2010 com o objetivo de fortalecer e aprimorar a gestão nessa área, a partir da cooperação entre municípios e Estado. No total, são 22 consórcios no Ceará, com objetivo de administrar policlínicas e Centros de Especialidade Odontológicas (CEOs) que atendem regiões específicas do Estado.