ESP/CE compartilha experiências durante encontro internacional entre escolas de governo

19 de outubro de 2023 - 11:42 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo / Comunicação Institucional da ENSP
Arte gráfica: Raiane Ferreira

O superintendente Luciano Pamplona apresentou a Escola dentro da mesa “Experiências de Escolas de Governo e Escolas de Saúde Pública na América Latina”

Um momento para compartilhar experiências e abordagens de perspectivas futuras entre as escolas de Saúde Pública e de governo da América Latina. Foi com esse objetivo que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), participou da programação do evento “Estratégia Escola de Governo em Saúde”

Realizado na cidade do Rio de Janeiro nos últimos dias 17 e 18 de outubro, a iniciativa reuniu sociedade civil, gestores e lideranças das principais Escolas de Saúde de diferentes países da América Latina. O encontro também funcionou como uma oportunidade de aprofundamento em torno da Estratégia Escola de Governo em Saúde, projeto de reorientação dos programas de ensino Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O superintendente da autarquia cearense, Luciano Pamplona, participou da mesa “Experiências de escolas de governo e escolas de saúde pública na América Latina”. O encontro ocorreu nessa quarta-feira (18) e contou com a participação de gestores de instituições da Costa Rica, Chile e Argentina. 

Durante a apresentação, Pamplona introduziu a história da ESP/CE, apresentou o atual escopo da instituição, seus produtos e projetos desenvolvidos, além de destacar a relevância do equipamento para o fomento das estratégias de Educação na Saúde brasileira. 

 “A Escola tem profissionais qualificados em todos os 184 municípios do Estado, o que significa dizer que 100% dos municípios cearenses hoje contam com algum profissional formado pela ESP/CE. Sem dúvida, essa é a nossa maior prioridade e expertise dentro da atual gestão da Secretaria da Saúde do Ceará”, completou o gestor. 

O evento

Realizado pela secretaria executiva da Rede de Escolas e Centros de Formação em Saúde Pública Ibero-Americana (Resp-IA), em parceria com a Rede de Escolas e Centro Formadores em Saúde Pública da América Latina (Resp-AL), o evento foi transmitido pelo canal oficial do You Tube da Resp

Assista à apresentação na íntegra

Lançada em fevereiro de 2021, a Rede de Escolas e Centros de Formação em Saúde Pública Ibero-Americana (RESP-IA) tem como missão fortalecer o ensino, a investigação e a parceria com a comunidade nas áreas da Saúde Pública, em prol da melhoria das condições de vida e da saúde da população ibero-americana. 

O projeto vai ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, conjuntos de metas estabelecidos pela Organização das Nações Unidas em 2012 com o objetivo de superar os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes em esfera global.