ESP/CE participa do 20º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará

20 de abril de 2023 - 11:56 # # # # # #

Texto: Juliana Marques | Foto: Elon Nepomuceno

A ESP/CE está com um stand durante os três dias do Congresso, com apresentações de produtos, mostra de atividades desenvolvidas e de projetos em andamento

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), participa de mais um Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), que chega à sua vigésima edição. O evento acontece nesta quinta-feira (20), sexta-feira (21) e sábado (22), no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, em Fortaleza.

A autarquia está com um stand durante os três dias, com apresentações de produtos, mostra de atividades desenvolvidas e de projetos em andamento.

Ao longo do Congresso, a Diretoria de Inovação e Tecnologias (Ditec) da ESP/CE disponibiliza o capacete Elmo no local para visualização. O dispositivo é uma tecnologia inovadora criada e comercializada por instituições cearenses. Também são apresentados os produtos desenvolvidos pelo setor e as parcerias firmadas entre as organizações por meio da Rede de Inovação Aberta em Saúde (Rias).

Já a Diretoria de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Dides) expõe sua linha do tempo e a implantação do Centro de Simulação em Saúde (CSS), equipamento que projeta ampliar as capacitações ofertadas e atender até 9.600 profissionais anualmente.

“É importante a presença da Escola em eventos como esse para mostrar os trabalhos produzidos e viabilizar parcerias importantes com os municípios que possam impactar na melhoria dos serviços de saúde do Ceará”, explica o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona.

30 anos

Para dar início às comemorações do aniversário de 30 anos da Escola, celebrado em julho, será lançado, durante o evento, o selo comemorativo da data. A logo foi desenvolvida pela Assessoria de Comunicação e Marketing da autarquia e vai ser anunciada com um filme institucional, nesta quinta-feira (20).

A expectativa é de que mais de 400 pessoas participem do Congresso, entre gestores municipais, profissionais da saúde de todo o Estado e convidados a nível nacional. Nesta edição, o evento levanta o debate sobre a regionalização com participação do Ministério da Saúde (MS) e da Sesa.

Entre as presenças confirmadas, estão o titular da Secretaria de Atenção Primária (Saps/MS), Nésio Fernandes; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire; a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, além de outras autoridades.

Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE)
Dias: 20, 21 e 22 de abril
Horário: quinta e sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h
Local: Hotel Gran Mareiro (Rua Oswaldo Araújo, 100 – Praia do Futuro)