Universidade Federal do Ceará passa a integrar corpo da Rede de Inovação Aberta em Saúde

16 de janeiro de 2023 - 10:25 # # #

Texto: Daniel Araújo Arte gráfica: Rafael Medeiros

Rede de Inovação Aberta em Saúde do Ceará (Rias), idealizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e pelo Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), ganhou mais um parceiro institucional. A Universidade Federal do Ceará (UFC) aderiu ao projeto na última semana, somando-se a outras seis organizações participantes. A atualização consta no Diário Oficial do Estado (DOE).

LEITA TAMBÉM: Termo de Cooperação firma parceria entre ESP/CE e Idesco para criação da Rede de Inovação Aberta para a Saúde

Para a diretora de Inovação e Tecnologias da ESP/CE, Alice Pequeno, as expertises de profissionais e pesquisadores vinculados à UFC fortalecerão o grupo. A gestora ressalta a própria trajetória que a Universidade estabeleceu ao longo dos anos no desenvolvimento de tecnologias e dispositivos ligados à inovação na Saúde cearense.

“Vamos contar com a participação de pesquisadores e pesquisadoras de alto nível. Esses profissionais vão trazer ideias para o desenvolvimento de tecnologias e dispositivos para dar respostas aos problemas de saúde enfrentados pela população”, avalia Pequeno.

Ainda segundo a gestora, a autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) atua junto ao Idesco na formulação do modelo de governança da Rede. “A proposta da inovação aberta é ser colaborativa. Tudo será feito de forma coletiva. Iremos definir um regimento ao longo de 2023”, pontua.

A data da primeira reunião com todos os representantes da Rias ainda não foi definida.

Rede de Inovação Aberta

Inaugurada oficialmente em novembro de 2022, a Rias consiste no desenvolvimento de projetos integrados na área da Pesquisa. A Rede baseia-se nos princípios da inovação aberta em Saúde.

A iniciativa, cuja duração inicial é de cinco anos, tem como objetivo a criação de inovações e tecnologias voltadas para o setor da Saúde a partir da construção de diretrizes em comum, do estabelecimento de compromissos e de ações colaborativas e de intercâmbio de competências técnico-científicas.

Além da UFC, as instituições participantes até o momento são: a Fundação Regional de Saúde (Funsaúde Ceará); o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); o Serviço Social da Indústria (Sesi); o Instituto da Primeira Infância (Iprede); a Universidade Federal do Cariri (UFCA); e a Faculdade Rodolfo Teófilo.

Qualquer organização apta a colaborar pode participar da Rias. A Diretoria de Inovação e Tecnologias (Ditec) da ESP/CE segue, ao longo de 2023, com a tarefa do envio das solicitações junto aos interessados em assinar o termo de adesão à Rede.