Docentes e equipe operacional do Centro de Simulação em Saúde da ESP/CE participam de capacitação com Ensino Einstein

22 de novembro de 2022 - 16:03 # # # # #

Texto: Juliana Marques | Fotos: Raiane Ferreira

                   Thomaz Bittencourt Couto, médico facilitador do curso, durante a capacitação

Como parte do cronograma de entregas para a implantação do Centro de Simulação em Saúde (CSS), da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Sesa, Ensino Einstein realiza mais uma capacitação voltada para futuros facilitadores na área da simulação

O curso foi realizado entre os dias 21 e 23 de novembro com docentes, equipe operacional do Centro de Simulação em Saúde (CSS), colaboradores da Diretoria de Educação da ESP/CE (DEDUC) e profissionais de hospitais que atuam com simulação como o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Instituto Dr. José Frota (IJF).

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Educacional da ESP/CE, José Batista Tomaz, o curso aborda conceitos e técnicas de simulação e também o chamado ‘debriefing. “Trata-se de uma reflexão pós-simulação. Isso é feito com o grupo de alunos que passou pelos cenários clínicos montados, que simulam situações de emergência. Uma espécie de análise do que foi feito de maneira certa ou errada durante a simulação”, explica.

O especialista do Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein e professor da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, Thomaz Bittencourt Couto, é o médico facilitador do curso. Ele complementa: Na simulação podemos fazer discussões em relação aos nossos processos. Isso permite que o profissional da saúde tenha uma curva de aprendizado no simulador até chegar ao paciente de maneira mais segura.

Inicialmente, os participantes tiveram acesso a aulas em uma plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), visando a introdução de conceitos, histórico da simulação e ferramentas utilizadas nesta metodologia. Já durante esses três dias, o foco foi a parte prática, que aconteceu na JF Serviços Educacionais em Saúde, em Fortaleza. 

O último dia do curso foi voltado para a equipe técnica do Centro de Simulação em Saúde (CSS), com ênfase na logística, equipamentos, maquiagem e itens que são importantes para deixar o cenário mais próximo possível da realidade. 

Na prática

Para a enfermeira da Diretoria de Desenvolvimento Educacional do Centro de Simulação em Saúde da ESP/CE, Débora Teles, o curso agrega muito no conhecimento das técnicas de simulação. “A capacitação nos prepara e nos gabarita ainda mais para a formação dos nossos residentes e dos futuros profissionais que farão parte do nosso Centro de Simulação. O Einstein é referência no assunto, então, tê-los conosco é muito importante para o nosso desenvolvimento profissional”, ressalta. 

O gerente do Centro de Simulação em Saúde da ESP/CE, Rafael Dantas, destaca que o curso é fundamental para a implantação da estrutura física do CSS: “Vai deixar a gente bem mais nivelado para quando o nosso Centro de Simulação estiver estruturalmente pronto, montado e construído. Vamos ter subsídios para operacionalizá-lo”.

Consultoria 

A consultoria faz parte do acordo firmado em junho deste ano, entre a ESP/CE e o Ensino Einstein, que engloba a realização de um acompanhamento especializado com foco no aperfeiçoamento dos cursos oferecidos e da reformulação do espaço físico do Centro de Simulação em Saúde (CSS), localizado no prédio anexo à Escola, em Fortaleza. 

Com isso, a projeção é ampliar as capacitações ofertadas e atender até 9.600 profissionais anualmente, impactando diretamente na melhoria de serviços da rede de saúde do Ceará.

O trabalho desenvolvido pelo Ensino Einstein também contempla a parte física do Centro de Simulação em Saúde. O processo de desenvolvimento da planta do projeto está em curso para a construção do espaço físico, no anexo da Escola, que ocupará 500 metros do local. A expectativa é de que as obras comecem em 2023.

 

Serviço

Curso de Simulação em Saúde

Quando:  21, 22 e 23 de novembro