Feira do Conhecimento: Com dois stands, ESP/CE apresenta produtos e serviços no primeiro dia de evento

4 de novembro de 2022 - 08:35 # # # # #

Texto: Juliana Marques | Fotos: Elon Nepomuceno

                    Exposição do capacete Elmo em um dos stands da ESP/CE

Ciência, inovação e conhecimento marcaram o primeiro dia de participação da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), na 6ª edição da Feira do Conhecimento (FdC). O evento, que é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), teve início nesta quinta-feira (3) e segue até sábado (5), no Centro de Eventos, em Fortaleza.

A ESP/CE, autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), participa do evento com dois stands, que foram montados pensando na disseminação da ciência e inovação, aliados à saúde. Um deles, organizado pela Diretoria de Inovação e Tecnologias (Ditec), está ao lado do stand do Museu da Imagem e do Som e tem a função de apresentar os produtos e serviços da Escola.

Durante a programação, ele recebeu diversos visitantes, entre estudantes, secretários e autoridades da comunidade acadêmica, como o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hidelbrando dos Santos Soares. Ele reiterou a importância do capacete Elmo para disseminar a inovação em Saúde com trabalhos feitos em parceria.

“O Elmo é um bom motivo para que as instituições que atuam com ciência e tecnologia, se aproximem para desenvolver inovações. A Universidade Estadual do Ceará tem todo interesse em participar dessa rede para produzir tecnologia e resolver os problemas de saúde do nosso estado”, relatou.

       Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hidelbrando dos Santos Soares                                                       visitando o stand da ESP

Quem também visitou o local e falou sobre o Elmo foi o professor da UFC e cientista-chefe da Funcap, Antônio Gomes Souza Filho. “O simbolismo que podemos tirar de tudo isso é que a inovação tem a característica de movimentar diferentes atores da sociedade. Acredito que essa nucleação, que o dispositivo permitiu, pode ampliar não só a Saúde, mas também as outras áreas“, refletiu.

Lugar de destaque

O capacete Elmo chamou a atenção de quem passou pelo local, especialmente, os jovens. O estudante Wesley Rodrigues, por exemplo, que tem apenas 17 anos, fez questão de testar o dispositivo.

Acredito que o Elmo fez a revolução em quem realmente estava precisando no período crítico da pandemia, pois a gente sente o impacto assim que põe o aparelho na cabeça. Gostei bastante da experiência”, disse.

O local teve uma programação variada, com apresentação da Simulação realística do Elmo, além da apresentação dos painéis do vírus da covid-19 nos esgotos, da força de trabalho em saúde no Estado e outros.

Felicilab

Na outra extremidade do pavilhão está o stand do Laboratório de Inovação do SUS no Ceará – Felicilab, que também disponibiliza tecnologias voltadas para a saúde, mas com foco em soluções digitais.

Segundo a coordenadora do time de narrativas do Felicilab, Clarisse Castro, neste primeiro dia, o foco foi o diálogo sobre Design na construção de políticas públicas com ênfase em bancos públicos de problemas.

  Visitantes da Feira conhecem as soluções em inovação desenvolvidos pelo Felicilab

“A gente conversou com os visitantes sobre o tema e mostramos a importância de como o Design de políticas e de serviços pode atuar no âmbito público e também da necessidade disso ser feito de forma transparente e com a colaboração da sociedade“, ressaltou.

“Para a gente, que trabalha no SUS, é fantástico saber que existem setores na Escola que propiciam inovações para a área da saúde“, disse a enfermeira com especialidade em estomaterapia, Thaís Lima, que não conhecia as soluções desenvolvidas pelo Felicilab e ficou surpresa com a atuação efetiva do equipamento.

Hackathon

A equipe do Felicilab também participa do 4° Hackathon do Conhecimento, que acontece na Feira, como mentores e como expositores das soluções desenvolvidas pelo setor às equipes participantes.

O Hackathon tem o formato de uma maratona. A atividade reúne as equipes que vão desenvolver durante 48 horas, entre os dias 04 e 05 de novembro, soluções tecnológicas com potencial inovador nas áreas da educação, saúde, agronegócio e energias renováveis. Hoje eles conheceram os processos e iniciaram os trabalhos.

Ao final do desafio, as equipes irão apresentar seus projetos para um júri formado por especialistas na área do empreendimento, em um pitch dinâmico que premiará as melhores soluções.

Ainda dá tempo realizar a inscrição gratuita para participar, é só acessar o site da Feira. Além disso, para acompanhar os bastidores do evento, basta seguir o perfil da ESP/CE no Instagram e acompanhar os stories.

Serviço:
Feira do Conhecimento: ESP/CE apresenta produtos e serviços no primeiro dia de evento com dois stands
Quando: 03 a 05 de novembro de 2022
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Oeste
Entrada gratuita