ESP/CE e Comitê Internacional da Cruz Vermelha promovem seminário para profissionais de Fortaleza

31 de outubro de 2022 - 11:28 # # # # #

Assessoria de Comunicação ESP/CE | CICV Texto: Daniel Araújo e Marcella Fernandes Arte gráfica: Raiane Ferreira

Uma parceria entre a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) promove, no próximo dia 8 de novembro, o seminário internacional Consequências Humanitárias da Violência Armada: reflexões e propostas para fortalecer respostas sustentáveis em FortalezaParticiparão 200 profissionais de serviços públicos de saúde da capital cearense.

O objetivo é discutir e pensar respostas articuladas sobre o impacto da violência armada na saúde mental e psicossocial de pessoas, comunidades e profissionais que atuam nos serviços públicos essenciais de saúde em Fortaleza.

“Reconhecemos a importância de fortalecer e implementar respostas articuladas, interinstitucionais e sustentáveis em saúde mental e apoio psicossocial para os profissionais que atuam nos serviços públicos essenciais e também de pessoas afetadas pela violência armada nas comunidades”, pontua o chefe do escritório do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Capital, Mario Guttilla. “O impacto na saúde mental e psicossocial é uma das consequências invisíveis da violência armada e os cuidados com aqueles afetados por esse contexto devem ser priorizados”, continua.

Programação

As atividades ocorrerão ao longo de todo o dia 08/11, na sede da ESP/CE, iniciando às 8h com uma mesa composta por representantes da Saúde do Ceará e do CICV, além de apresentação de painéis e oficinas temáticas.

Dois painéis discutirão os temas: A intersetorialidade em saúde mental e psicossocial como caminho para a construção de respostas integradas e sustentáveis e O impacto da violência armada na prestação de serviços públicos de saúde, ambos apresentados por profissionais e gestores da Escola e do CICV.

As temáticas das oficinas são Olhares e perspectivas sobre a atenção à saúde mental e psicossocial das pessoas afetadas pela violência armada em Fortaleza e a Identificação de sinais e dos riscos trazidos pelo impacto da violência armada nos serviços públicos essenciais.

A ideia é que, a partir das discussões, ESP/CE e CICV possam conhecer melhor os temas de interesse desses profissionais, bem como as lacunas das respostas em saúde mental e psicossocial para pessoas afetadas pela violência armada que possam fortalecer a criação de cursos na área da Saúde Mental. Esses são alguns dos assuntos tratados a partir de acordo de cooperação entre as duas instituições.

A assessora técnica da Diretoria de Educação e Extensão da ESP/CE, Barbarah Rebouças, ressalta o seminário como um marco na parceria entre a ESP/CE e o CICV. “Além de discutirmos sobre o impacto da violência armada na saúde mental e psicossocial das pessoas e dos profissionais que atuam nos serviços de saúde, o seminário vai realizar ações conjuntas para atenuar as consequências humanitárias da violência dentro do âmbito de atuação dos programas do CICV em Fortaleza“, reflete.

Comitê Internacional da Cruz Vermelha

No Brasil, o CICV desenvolve atividades em parceria com governos locais a fim de promover e dar respostas das autoridades às necessidades humanitárias da população a partir dos temas de violência armadamigrantes e pessoas desaparecidas e seus familiares. No território nacional, o órgão está sediado em Brasília e mantém escritórios em Fortaleza, Rio de Janeiro, Boa Vista e São Paulo.

O CICV iniciou seu trabalho no Ceará em 2018 para driblar as consequências humanitárias da violência armada na população. A organização busca, portanto, colaborar com as autoridades cearenses e a sociedade civil para lidar com as questões ligadas às restrições aos serviços públicos essenciais, às pessoas privadas de liberdade, àquelas desaparecidas e às pessoas afetadas pelo deslocamento forçado relacionado à violência armada.

Escola de Saúde Pública do Ceará

Criada em julho de 1993, a ESP/CE tem como missão a qualificação da força de trabalho e o fortalecimento do sistema de saúde cearense por meio da Educação, da Inteligência, da Ciência, da Pesquisa e da Inovação, com foco no bem-estar e na felicidade das pessoas.

Reconhecida como uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) em abril de 2021, a autarquia atua como Centro de Inteligência em Saúde Pública. O desenvolvimento do capacete de respiração assistida Elmo, projeto liderado pela Escola a partir de uma força-tarefa público-privada, é um dos grandes exemplos desse alinhamento interinstitucional que coloca a inovação no centro das ações

Serviço

Data: 8 de novembro de 2022
Horário: das 8h às 17h