ESP/CE realiza formação de tutores na área dos cuidados clínicos em saúde mental

10 de junho de 2022 - 14:02 # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Raiane Ferreira

Dando continuidade à agenda de formações no campo da saúde mental, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou nesta sexta-feira (10) a segunda oficina presencial do projeto “Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): avaliação, manejo e seguimento nos territórios”. 

O evento marcou o segundo encontro da série iniciada em abril desse ano. Desta vez, os gestores e profissionais de saúde que atuarão como replicadores dentro do programa participaram de uma programação sobre o tema do autocuidado, depressão e suicídio. As atividades ocorrem ao longo de todo o dia e compõem a oficina do Curso Clínico Básico I do Smaps. 

O assessor técnico da ESP/CE e coordenador do Smaps, André Tavares, diz que a oficina trabalha as temáticas mesclando o treinamento de habilidades de comunicação, identificação, avaliação, manejo e acompanhamento de pessoas com essa condição. “Utilizamos grupos tutoriais menores para facilitar as discussões e otimizar o uso da metodologia de simulação realística”, explica. 

 

Para o coordenador de Políticas em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Sesa, Davi Queiroz, as oficinas são importantes momentos para a diminuição das lacunas na área da saúde mental a partir da oferta de um reforço no cuidado no sistema de saúde: “Quando somente os profissionais dessa área atuam no cuidado em saúde mental a demanda se torna muito maior do que a oferta de cuidado. Ações como essa vem para diversificar esse cuidado e poder fazer com que o cuidado aconteça em outros níveis de atenção”. 

Leia mais: ESP/CE capacita tutores para formação em saúde mental e atenção psicossocial

O professor de psiquiatria da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eugênio Campos, participa como tutor do Smaps e reforça a relevância da formação para os cuidados em saúde do nosso estado. “Isso vai implicar, com certeza, numa  maior abrangência e na melhora da qualidade da atenção à saúde mental na Atenção Primária”, enfatiza. 

O Curso

Lançado ainda durante o primeiro ano da pandemia da covid-19, o Smaps está estruturado em 5 cursos básicos autoinstrucionais que oferecem materiais pedagógicos e um itinerário desenvolvido nas modalidades híbrido, aperfeiçoamento e/ou inserido de maneira modular dentro de outras formações da saúde.

O Curso Clínico Básico I, cuja oficina desta sexta-feira faz parte, é a segunda formação na grade total do programa. Além do encontro de hoje, outras oficinas estão previstas para ocorrer a partir das seguintes formações: Clínico Básico 2: psicoses e outros problemas importantes de saúde mental; Curso Avançado 1: saúde mental infanto-juvenil; e Curso Avançado 2: álcool e outras substâncias.