ESP/CE capacita tutores para formação em saúde mental e atenção psicossocial

29 de abril de 2022 - 16:33 # # # # #

Texto: Daniel Araujo Fotos: Raiane Ferreira

Iniciativa de caráter pioneiro no Brasil, o projeto “Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): avaliação, manejo e seguimento nos territórios”, realizou nesta sexta-feira (29) oficina presencial. O evento ocorreu na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e reuniu gestores e profissionais de saúde que atuarão como replicadores dentro do programa.

A diretora de Educação e Extensão da ESP/CE, Olivia Bessa, recepcionou os participantes e falou da importância da efetividade dos cursos de formação na área da saúde. “Porque o que queremos é que ao final do curso a gente incorpore esses conteúdos na nossa prática gerencial. Estamos atentos a isso para trazer realmente propostas educacionais que possam trazer um diferencial e que façam as mudanças e as transformações que a gente  precisa no nosso ambiente de trabalho”, disse.

 As atividades do dia seguiram uma agenda de apresentação da proposta do Smaps, formação e exposição dos grupos de trabalhos a partir dos mapas dos serviços de Saúde Mental disponíveis no estado do Ceará. 

Luís Lopes é residente em Psiquiatria e está atuando como tutor durante a oficina. Mestre em Saúde da Família, ele diz que encontra nesta atividade a potencialidade de complementar a sua formação ao mesmo tempo em que ele atua na capacitação de outros profissionais em saúde mental no Estado. “O que queremos é que os participantes se apropriem dessa metodologia  e se transformem em agentes modificadores da sua realidade”, finaliza.  

Luís Lopes é residente em Psiquiatria e atua como tutor durante a oficina

Dando sequência ao planejamento da oficina, os profissionais voltaram a se reunir em grupos de trabalho e realizaram no período da tarde atividades de habilidades de comunicação, avaliação, manejo e segmento nos territórios de saúde do Ceará. De acordo com a equipe organizadora da oficina, a intenção é a de fazer um levantamento do que existe nos equipamentos de saúde cearenses e o que pode ser implantado a partir das estratégias possíveis no campo da assistência em saúde mental. 

 

O Smaps

 

Lançado pela ESP/CE em 2020 durante o contexto da pandemia da covid-19, o projeto “Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios”, baseia-se no Manual de Intervenções do programa Mental Health Gap da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).  

Ao todo, o programa é composto por cinco cursos: Curso Introdutório, Clinico Básico 1: depressão e suicídio; Clínico Básico 2: psicoses e outros problemas importantes de saúde mental; Curso Avançado 1: saúde mental infanto-juvenil; e Curso Avançado 2: álcool e outras substâncias. O curso introdutório, cuja oficina desta sexta-feira faz parte, é importante porque é pré-requisito para participar dos módulos seguintes da formação.  

Com carga horária de 40 horas, o curso tem como objeto a capacitação em saúde mental dos trabalhadores da saúde a fim de que eles estejam preparados para dar respostas na ampliação do acesso ao tratamento de pessoas com condições prioritárias em saúde mental e uso de álcool e outras substâncias também em serviços não-especializados. 

Podem participar da formação profissionais de nível superior da rede pública ou suplementar da saúde. Além de trabalhadores da atenção primária (ESF e/ou NASF) e da Rede de Atenção Psicossocial (CAPS, UAs, hospitais, ambulatórios, emergências e os diversos dispositivos). A ideia é integrar os profissionais e serviços da rede de saúde das diferentes Regiões de Saúde do Ceará.