ESP/CE incentiva a implantação de bibliotecas durante participação em congresso no Cariri

3 de junho de 2022 - 15:45 # # # # #

Texto e fotos: Elon Nepomuceno

Gerente de Pesquisa em Saúde, Jadson Franco, esteve à frente da entrega dos kits de livros aos secretários municipais

Dando continuidade à programação especial planejada para o seu stand no XIX Congresso do Cosems-CE, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), promoveu, nesta sexta-feira (03), um importante ato para o avanço da Ciência e o incentivo à leitura.

Durante todo o circuito de atividades do segundo dia de evento, que acontece no Centro de Convenções do Cariri, a equipe da autarquia presente no local distribuiu kits de livros a gestores da Saúde de diferentes regiões do Estado. A ação foi coordenada pela Gerência de Pesquisa (Gepes), que atualmente administra a biblioteca da ESP/CE.

Com este kit de livros, queremos não só presentear, mas incentivar os municípios a implantarem seus espaços de leitura, na certeza de que ganha a população e a própria cidade, pois como disse o poeta Fernando Pessoa: ‘ler é sonhar pela mão de outrem”, destacou o gerente de Pesquisa em Saúde de ESP/CE, Jadson Franco.

Inteligência em pauta

Também nesta sexta (03), a ESP/CE pôde apresentar ao público do congresso o Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec) e seus projetos. À frente da ação, esteve a gerente de Inteligência em Saúde, Roberta Albano.

O Cisec foi apresentado pela gerente de Inteligência em Saúde, Roberta Albano

“O Cisec tem a premissa de produzir informação. Informação essa que será utilizada por gestores da Saúde. Então, participar desse evento é importante para que eles [gestores da Saúde] entendam o trabalho que a gente desenvolve e possam se utilizar dos nossos boletins, relatórios para tomar decisões”, explicou Albano.

A apresentação do Cisec foi acompanhada de perto por um grupo de residentes em Saúde Coletiva da Universidade Regional do Cariri (Urca).

LEIA TAMBÉM:  ESP no Cariri: primeiro dia de Congresso do Cosems tem exposição do capacete Elmo

Congresso

O Congresso do Cosems/CE tem como tema principal “Atenção Primária e Vigilância: Caminhos para Integração nos Territórios” e reúne cerca de 500 participantes, entre prefeitos, representantes das Secretarias de Saúde dos Municípios e gestores de saúde locais e nacionais. O evento segue até este sábado (04).