ESP no Cariri: primeiro dia de Congresso do Cosems tem exposição do capacete Elmo, falas sobre inovação e diálogo com residentes

2 de junho de 2022 - 17:00 # # # # # # #

Texto: Ariane Cajazeiras Fotos: Elon Nepomuceno e Valéria Alves

Os gestores Olívia Bessa, Marcelo Alcantara e Alice Pequeno estiveram presentes em um das palestras que movimentaram o primeiro dia de evento (Foto: Elon Nepomuceno)

A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), começou nesta quinta-feira (02) sua participação na programação do XIX Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE). O evento segue até o dia 4 de junho, no Centro de Convenções do Cariri, situado no município de Crato.

Com um stand de exposição de seus produtos e serviços, o destaque está no capacete Elmo. O superintendente da ESP, Marcelo Alcantara, apresentou aos visitantes a história e as funcionalidades do capacete de respiração assistida, concebido em força-tarefa público-privada em 2020.

Stand ESP/Sesa recebe visitantes do Congresso do Cosems

Quem fez questão de dialogar com o inventor do Elmo foi o empresário Márcio Botelho, que se disse emocionado ao ver o equipamento no stand. Ele contraiu a covid-19 em São Luís, no Maranhão e passou 17 dias internado, sendo 10 deles utilizando o Elmo, que o livrou de uma intubação. “Eu faço a comparação de que com a covid, o comprometimento respiratório é como se você estivesse submerso em uma piscina, querendo respirar e sem poder. E você utilizando o Elmo, é como se estivesse saindo daquela piscina e tendo a respiração de forma plena. Me emocionei muito vendo o capacete Elmo aqui, porque foi o que me deu sobrevida.”

Equipe de organização do stand ESP

A programação do stand ESP/Sesa contou com a exposição da diretora de Educação e Extensão, Olívia Bessa. Ela falou para residentes em saúde coletiva da Universidade Regional do Cariri (Urca). Uma delas, Camilla Ytalla, disse que foi uma experiência única ouvir os gestores da ESP: “o doutor Marcelo pôde nos apresentar o capacete Elmo. E é muito interessante saber que foi desenvolvido aqui no nosso Ceará. Também pude conhecer os programas de residência. Eu sou residente e fiquei interessada em conhecer de perto a Escola.”

O dia também foi de articulações com gestores em saúde na troca de experiências na área da inovação. A diretora de Inovação e Tecnologias da ESP/CE, Alice Pequeno, esteve presente durante todo o evento.

A Secretária Executiva de Políticas de Saúde (Sepos), Luciene Alice da Silva participou da mesa temática “O Olhar da Governança Tripartite no Processo de Integração da APS”

A programação do auditório principal contou com a fala da Secretária Executiva de Políticas de Saúde (Sepos), Luciene Alice da Silva. Representando o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, ela discutiu o tema “O Olhar da Governança Tripartite no Processo de Integração da APS”. A Mesa Temática contou também com Wilames Freire (presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Renata Maria de Oliveira Costa (Diretora do Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde) e a moderação de Marina Solano Feitosa (secretária Municipal de Saúde do Crato).

O Congresso do Cosems/CE tem como tema principal “Atenção Primária e Vigilância: Caminhos para Integração nos Territórios” e reúne cerca de 500 participantes, entre prefeitos, representantes das Secretarias de Saúde dos Municípios e gestores de saúde locais e nacionais. O evento segue até este sábado, 04.

Articulação Cariri/ Fortaleza

A diretora de Educação e Extensão da ESP/CE, Olivia Bessa, aproveitou sua vinda ao Cariri para visitar, na tarde desta quinta-feira, o Hospital Regional do Cariri, unidade da Sesa. Ela visitou o centro de estudos, conversou com gestoras e acompanhou agenda de residentes em saúde da instituição. Olivia foi recebida pela coordenadora do centro de estudos, Anna Philomena, e pela diretora de gestão e atendimento, Fabiana Alves.

Olivia Bessa falou sobre a importância da regionalização das residências. A ESP/CE está à frente do Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde, que busca qualificação da força de trabalho da saúde no interior cearense. A iniciativa já alcança as cinco regiões de Saúde do Ceará. O projeto é uma parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Olívia Bessa dialoga com residentes no HRC (Foto: Valéria Alves)