Cadernos ESP premia trabalhos para incentivar a ciência

7 de dezembro de 2022 - 10:50 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE Foto: Deborah Muniz

A Revista Cadernos ESP, publicação científica da Escola de Saúde Públicado Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP), por meio da Gerência de Pesquisa em Saúde (GEPES), premiou os três autores responsáveis pelos melhores artigos publicados no periódico, definidos através de votação popular. A primeira edição do Prêmio Cadernos ESP de Incentivo à Ciência ocorreu no ultimo dia 18 de novembro, durante o Encontro de Periódicos Científicos do Ceará, na programação da VIII ExpoESP, no Centro de Eventos do Ceará.

Foram agraciados os artigos “Implantação do ELMO 1.0 em um Hospital Privado no Ceará: Relato de Experiência”, da pesquisadora Débora de Sousa Arnaud; “ELMOCPAP e a Terapia de Alto Fluxo de Oxigênio em Pacientes com Coinfecção HIV/COVID-19: Relato de Casos”, do pesquisador Francisco Cleiton Ribeiro Freitas; e “A Fisioterapia na Prevenção ao COVID-19 em Pacientes Oncológicos”, da pesquisadora Luísa Maria Antônia Ferreira. Eles ganharam respectivamente o primeiro, segundo e terceiro lugares.

A editora científica da revista, Leidy Dayane Paiva, explica que foram avaliados pela comissão interna, em uma primeira etapa, os artigos com maior número de citações, downloads e acessos: “A partir daí, foram 19 artigos selecionados para uma segunda etapa, que é de votação popular”. As pessoas puderam escolher seus artigos preferidos através do site do periódico.

Prêmio Cadernos ESP de Incentivo à Ciência

O Prêmio Cadernos ESP de Incentivo à Ciência é uma iniciativa que visa propiciar o reconhecimento dos artigos publicados na Revista, dando visibilidade acadêmica e popular aos temas abordados e incentivando a produção científica. Os troféus e menções honrosas serão concedidos anualmente aos autores com melhores artigos selecionados entre o conjunto publicado na Revista Cadernos ESP do ano que precede à premiação.

Todos os artigos publicados na Revista são avaliados,à exceção daqueles que, entre os autores, apresentem um ou mais componentes do Corpo Editorial da Revista. São trabalhos técnico-científicos nas área de Saúde Pública/Coletiva com interface entre Educação, Tecnologias e Inovação que contribuem para o aperfeiçoamento das ações e serviços de saúde, além da promoção, prevenção e controle de doenças e agravos de interesse da Saúde Pública no Brasil.

Cadernos ESP

Em 2022, o portal do periódico bateu mais de 80 mil acessos, alcançando um público diversificado dentro e fora do território nacional, contemplando 104 países, solidificando sua posição como periódico científico,fornecendo para o mundo de forma gratuita acesso a um conteúdo de qualidade científica, avaliado e editorado.

Leia aqui os artigos premiados:

1º lugar: Débora de Sousa Arnaud – Artigo: “Implantação do ELMO 1.0 em um Hospital Privado no Ceará: Relato de Experiência”;

2º lugar: Francisco Cleiton Ribeiro Freitas – Artigo: “ELMOCPAP e a Terapia de Alto Fluxo de Oxigênio em Pacientes com Coinfecção HIV/COVID-19: Relato de Casos”;

3º lugar: Luísa Maria Antônia Ferreira – Artigo: “A Fisioterapia na Prevenção ao COVID-19 em Pacientes Oncológicos”.