Primeiro Evidências socializa dados inéditos de pesquisas sobre a covid-19 realizadas no Ceará

24 de maio de 2022 - 09:48 # # # # # #

Texto e Fotos: Daniel Araújo

A partilha de dados sobre os fatores clínicos e o perfil dos pacientes pós-internamento por covid-19 no Ceará foi destaque na primeira edição do “Evidências”. Realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o evento trouxe um panorama sobre as investigações sintomatológicas e complicações por covid e sobre a efetividade do acesso e acompanhamento de pessoas acometidas pela doença no estado. 

De acordo com os dados apresentados pelo doutorando em Enfermagem, André Ribeiro, os resultados da pesquisa “Investigação sintomatológica e complicações por covid-19 de pacientes pós-internamento entre os anos de 2020 e 2021 em um estado brasileiro”, apontam um aumento de 6,2% no número de pacientes desse perfil nas faixas etárias de 20 a 29 anos. A pesquisa ouviu 852 pessoas entre a primeira e segunda onda de covid-19. 

Um outro tópico destacado na apresentação foi a questão dos sintomas terem sido mais prevalentes na primeira onda entre os pacientes de 70 a 79 anos com 21,1% dos sujeitos, enquanto na segunda onda, a faixa mais prevalente foi de 50 a 59 anos, com 27,7% dos relatos registrados pelo estudo. Para André, uma das hipóteses desses resultados pode estar relacionada aos efeitos da imunização do público com idade a partir dos 70 anos durante a segunda onda da doença. 

Segundo os resultados discutidos durante a apresentação, o diferencial da pesquisa é não somente referenciar a alta do paciente que sai da rede de saúde, mas pensar o acompanhamento dos sintomas por eles apresentados após esse período e as possíveis complicações com que essas pessoas terão de lidar.  

“Alguns desses sintomas, como febre, dispneia e outras complicações respiratórias, podem durar cerca de seis meses após a alta hospitalar. Como o gestor, por exemplo, vai ter de repensar as estratégias de atenção à saúde para o acompanhamento dessas pessoas depois da internação?”, reflete André.

O Evidências comporá uma série de 6 encontros que destacados trarão detalhes e resultados de pesquisas feitas no Ceará e Brasil

“Esperamos que esses encontros do Evidências produzam conhecimento para a tomada de decisão da gestão e os auxiliem como repensar as políticas de saúde nos seus municípios”, destacou o gerente de Pesquisa em Saúde, Jadson Franco

Parcerias institucionais

Além dos detalhes da pesquisa realizada por pesquisadores da ESP/CE, o “Evidências”, trouxe o compartilhamento de dados de estudo feito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Intitulada “Efetividade do acesso, atendimento clínico e acompanhamento das pessoas com covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas”, a pesquisa foi apresentada pela doutora em Enfermagem, Francisca Elisângela Teixeira Lima.

Ainda de acordo com Jadson Franco, a aproximação que a Escola protagoniza com as demais instituições de ensino do Ceará e Brasil é um outro ponto de destaque da iniciativa. “Esse é um movimento que reforça  a consolidação de parcerias interinstitucionais para o desenvolvimento de pesquisa em saúde, além da socialização de dados inéditos, uma vez que muitos deles já foram aceitos para publicação, mas ainda não foram oficialmente publicizados”, reforça.    

Os pesquisadores interessados em participar e compartilhar resultados de seus estudos das próximas edições do “Evidências” podem enviar suas sugestões de resumo para o e-mail: gepes@esp.ce.gov.br. Os participantes terão direito a certificação.