ESP/CE inicia turma de curso básico de Biologia e Manejo de Escorpiões em Itapipoca

18 de maio de 2022 - 09:33 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciará no próximo dia 24 de maio uma nova turma do Curso Básico de Biologia e Manejo de Escorpiões

Realizada pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP, a formação ocorrerá na cidade de Itapipoca e será ofertada prioritariamente para os profissionais que atuam como coordenadores e supervisores de endemias da Área Descentralizada de Saúde dessa localidade. As aulas ocorrerão na modalidade presencial. 

Os ofícios com as fichas para a inscrição dos profissionais interessados já foram encaminhados para as coordenadorias e secretaria de saúde de Itapipoca com a descrição dos requisitos aos participantes.   

O curso tem como principal objetivo a capacitação dos profissionais da Vigilância em Saúde para o manejo de animais peçonhentos, além de trabalhar para o fortalecimento da vigilância epidemiológica e entomológica das doenças endêmicas e zoonoses negligenciadas através da capacitação de profissionais que desenvolvem essas atividades naquela cidade..

Quem desejar mais informações sobre o projeto, pode entrar em contato pelos e-mails: lais.rolim@esp.ce.gov.br / suporte.espvirtual@gmail.com.

Animais peçonhentos 

Os acidentes envolvendo os animais peçonhentos tornam-se um problema de saúde pública quando consideramos os números por trás dos casos no Brasil. Anualmente, de acordo com dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), o País registra cerca de 200 óbitos anuais  decorrentes dos diferentes tipos de envenenamento causados por esses animais.

Das 1.600 espécies conhecidas no mundo, apenas cerca de 25 são consideradas de interesse em saúde. No Brasil, onde existem cerca de 160 espécies de escorpiões, as responsáveis pelos acidentes graves pertencem ao gênero Tityus que tem como característica a presença de um espinho sob o ferrão.