Síndromes respiratórias agudas graves: “Papo SUS” discute cuidado contínuo nesta terça (3)

2 de maio de 2022 - 14:58 # # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte gráfica: Júlio Lopes

O aumento na busca por atendimento médico a crianças causado por síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) tem preocupado as autoridades em Saúde no Estado. Apesar de ampliação do número de leitos na rede pública pelo Governo do Ceará nas últimas semanas, o número de casos relacionados às síndromes respiratórias mantém-se elevado.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), nas últimas duas semanas de abril, passou dos 70% o percentual de ocupação de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) infantis por pacientes com sintomas gripais. 

Para refletir sobre esse cenário e estimular o debate público acerca da situação, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Sesa, realizará, nesta terça-feira (3), mais uma edição do Papo SUS. A live será transmitida pelo perfil oficial da ESP no Instagram (@espceara), a partir das 19h30.

Participam do debate virtual a secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde da Sesa, Ricristhi Gonçalves, e o pediatra e médico intensivista do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)Ricardo Falcão. A mediação será feita pela gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

Síndrome Respiratória Aguda Grave

Uma das principais características das SRAGs é a baixa saturação, ou seja, a diminuição de oxigênio dos órgãos que precisam ser irrigados para o bom funcionamento do corpo. O desconforto respiratório é causado, sobretudo, pela necessidade de a pessoa ter de respirar mais vezes por minuto.

Os casos de SRAG incluem sintomas de dor persistente no peito; saturação de oxigênio abaixo de 95% (quantidade de oxigênio que está circulando no sangue) e coloração azulada nos lábios ou no rosto. Nas crianças, pode ocorrer obstrução nasal. Além das manifestações de síndrome gripal, como febre repentina, calafrios, dor de garganta e de cabeça, tosse, coriza e ausência e/ou dificuldade em perceber cheiro/sabor.

Vacinação contra influenza

segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo teve início nesta segunda-feira (2) e segue até o dia 3 de junho no Ceará. Para a influenza, além do público infantil, idosos e profissionais da Saúde contemplados na primeira fase, agora podem se vacinar também os grupos de gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e deficiências permanente, além de povos indígenas, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e profissionais portuários.

Já a vacina contra o sarampo seguirá disponível para o público infantil nas unidades básicas de saúde até o fim da campanha.

Serviço

Papo SUS: Síndrome respiratória aguda graves (SRAG) – cuidado deve ser contínuo
Quando: terça-feira (2), às 19h30
Onde: perfil da ESP/CE no Instagram