Em Sobral, Hospital Regional Norte supera 500 mil atendimentos nas emergências em 11 anos de funcionamento

18 de janeiro de 2024 - 16:50 # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto: Teresa Fernandes
Fotos: Teresa Fernandes e Divulgação


HRN é referência para os 55 municípios da Região Norte

Maior hospital em área do interior na Região Nordeste e referência no atendimento a casos de média e alta complexidade, o Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), celebra 11 anos de funcionamento em janeiro de 2024. Inaugurado em 2013, o hospital já superou 500 mil atendimentos nas Emergências Adulto e Pediátrica. O HRN conta com mais de 2.000 colaboradores.


Douglas Magalhães, de cinco meses, é acompanhado pelo HRN desde o primeiro mês de vida

Internado pela segunda vez no HRN, Douglas Sousa Magalhães, de cinco meses, já precisou lutar pela vida mesmo com tão pouca idade. Com apenas um mês, o bebê teve uma pneumonia e precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, passou 20 dias intubado e depois foi traqueostomizado. Agora a criança, que mora em Irauçuba, a cerca de 70 km de Sobral, está novamente no HRN. A equipe tenta a retirada do traqueóstomo. A mãe de Douglas, a dona de casa Cleide Sousa Feliciano, 20, ressalta o atendimento do hospital. “Os profissionais aqui atendem muito bem”, garante.

No eixo adulto, histórias emocionam. Uma dessas pacientes é a professora Janaína Sousa de Abreu, 43. Ela lutou contra a covid-19 em 2021 e precisou passar pela reanimação, pela UTI e pela Clínica covid do HRN. “O cuidado dos profissionais contribuiu para que eu ficasse bem, para que minha evolução fosse tão rápida. E eu percebia que não era só comigo, mas com todos os outros pacientes à minha volta”, destaca.


Janaína Abreu venceu a covid no HRN

Segundo hospital de nível terciário construído pelo Governo do Ceará no interior, desde 2013 o HRN atende a população de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas dos 55 municípios do Norte do Estado. Com capacidade operacional de 459 leitos de observação e internação, a unidade é constituída por serviços finalísticos, de apoio e gerenciais, e oferece assistência 24 horas em urgência e emergência em diferentes especialidades.

Até dezembro de 2023, o HRN somou 93.874 procedimentos cirúrgicos, 101.255 atendimentos ambulatoriais, 16.687 partos e mais de 5,8 milhões de exames de imagem e laboratoriais. O Hospital tem atendimentos em Clínicas Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Pediátrica; Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto, Pediátrica e Neonatal; Unidades de Cuidados Intermediários e de Cuidados Especiais Adulto; e em atendimento de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) – casos agudos e subagudos.

O equipamento também é referência para urgências e emergências pediátricas, clínicas e cirúrgicas em adultos. O hospital possui, ainda, leitos de Neonatologia e o Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM) para assistência obstétrica de pacientes encaminhadas pela Central Estadual de Regulação ou vinculadas a serviços parceiros como a Policlínica de Sobral e o Centro de Especialidades Médicas (CEM), além de contar com um Banco de Leite Humano.

Residências

No início de 2021, o HRN iniciou o primeiro programa de Residência Médica para capacitação de novos especialistas nas áreas de Terapia Intensiva, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Clínica Médica. A iniciativa integra o Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde, cuja proposta é qualificar a força de trabalho da Saúde no interior cearense. O projeto é uma parceria da Sesa com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Em maio de 2022, o hospital passou a integrar a experiência Lean nas Emergências, do governo federal. Em seu sexto ciclo, o projeto visa a melhorar a capacidade dos serviços de urgência e emergência, otimizando a rotatividade de leitos.

Acreditado com Excelência

Em 2019, o HRN recebeu o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O título atesta o cumprimento de padrões de qualidade e segurança do paciente, de gestão integrada, com uma cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional.

Segundo o diretor-geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares, o HRN tem gerado um impacto substancial para os habitantes da região. “A nossa população cearense, detalhadamente a população da macrorregião norte do Estado Ceará, está de parabéns pelo 11º ano de fundação do Hospital Regional Norte. São 11 anos de uma assistência humanizada com dignidade e resolutividade. Mais de 500 mil atendimentos foram realizados no espaço do HRN neste período. Nesse 11º aniversário, o nosso compromisso é aperfeiçoar, intensificar, melhorar cada vez mais o nosso atendimento para o retorno no mais rápido prazo possível das pessoas para o seu convívio familiar e social”, destaca.

Aniversário

Para celebrar seus 11 anos, o HRN irá promover a Gincana Desportiva HRN. Com o objetivo de motivar a prática regular de exercícios físicos, a promoção de um projeto de vida mais saudável e a integração entre os profissionais, as atividades, voltadas para os colaboradores do HRN, as atividades ocorrerão no dia 20 de janeiro na área externa do HRN e na Vila Olímpica.

Haverá uma maratona de corrida com largada às 5h30, além de competições de natação, vôlei e futsal. Também serão realizadas atividades lúdicas na Vila Olímpica para adultos e crianças.