Webconferência aborda integração entre serviços de saúde no enfrentamento a meningites nesta terça (26)

25 de abril de 2022 - 15:05 # # #

Texto: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes

Caracterizada por uma inflamação das membranas que revestem o cérebro, a meningite é uma doença desencadeada por uma série de agentes, sendo os mais comuns os vírus e as bactérias, protozoários e fungos. Atenta a essa discussão, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), realiza nesta terça-feira, 26, uma webconferência para discutir a integração do diálogo no sistema de saúde cearense para o enfrentamento à doença. O dia mundial de Combate à Meningite ocorreu no último dia 24. 

Intitulada “Meningites no Ceará: um diálogo integrado entre as áreas de epidemiologia, manejo clínico do paciente, laboratório, Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e imunização”, a apresentação virtual será transmitida pelo canal do Youtube da ESP a partir das 14 horas. 

Participam do encontro, Raquel Magalhães, orientadora da Célula de Vigilância Epidemiológica da Sesa; Robério Dias Leite, pediatra do Hospital São José de Doenças Infecciosas; Karene Ferreira Cavalcante, microbiologista Clínica do Laboratório Central de Saúde Pública; Emília Tomé de Sousa, médica patologista do Serviço de Verificação de Óbitos Dr. Rocha Furtado; Surama Elarrat, assessora técnica da Célula de Imunização da Sesa. A mediação será feita pela Assessora Técnica da Célula de Vigilância Epidemiológica (Cevep) da Sesa, Rebeca Porto Rosa. 

Leia mais: Meningite: saiba como a doença se manifesta e como preveni-la

Meningites

Apesar de ser uma doença endêmica, ou seja, cujos casos são esperados ao longo de todo o ano, as meningites impõem uma série de desafios à saúde pública brasileira. Quando consideramos os riscos de surtos, por exemplo, a vacinação surge como uma das principais condutas no enfrentamento à enfermidade.  Por isso, o cumprimento do calendário vacinal  torna-se indispensável. 

De acordo com dados do boletim epidemiológico da Sesa referente às meningites, os números da doença no Ceará apontam a notificação de 3.058 casos suspeitos no período entre 2016 e 2021. Desse quantitativo, 2.068 casos foram confirmados. 

Webconferência

Meningites no Ceará: um diálogo integrado entre as áreas de epidemiologia, manejo clínico do paciente, laboratório, Serviço de Verificação de Óbito e imunização

Horário: 14 horas

Assista à transmissão no canal do You Tube da ESP/CE