Inovação, pesquisa e inteligência pautam debates do segundo dia de apresentações das novas Diretorias e Gerências da ESP

6 de abril de 2022 - 16:43 # # # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Deborah Muniz

Em seu segundo dia de apresentações das suas Diretorias e Gerências, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), partilhou as dinâmicas dos processos, os projetos e as perspectivas das áreas de inovação, da pesquisa e da inteligência em saúde para este ano de 2022. 

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, citou a dinâmica complexa do sistema de saúde brasileiro como um desafio a ser trabalhado permanentemente e pela via do planejamento, papel onde a Escola, segundo o gestor, precisa estar inserido. “Precisamos de inteligência, elaborar os nossos dados e informações, fazer análises e  colocar isso a serviço da população”, refletiu, também chamando a importância dos gestores de lidar com toda essa complexidade.  

Leia também: Chamado à intersetorialidade marca primeiro dia de apresentações das diretorias e gerências da ESP/CE

Foi na linha desse chamado que a Gerência de Inteligência em Saúde (Ginte), juntamente com o Centro de Inteligência em Saúde do Ceará (Cisec), apresentaram suas principais entregas e desafios. A gerente de Inteligência em Saúde, Roberta Albano, ressaltou a implantação do centro no âmbito da ESP e estendeu o convite para que tanto os profissionais da instituição, quanto a população cearense, sintam-se abertos a acessar as bases de dados e informações disponibilizadas pela plataforma. 

A gerente de Inteligência em Saúde, Roberta Albano, ressaltou a implantação do Cisec no âmbito da ESP

Para o coordenador do Cisec, José Xavier Neto, o objetivo do centro seguirá focado em uma atuação ativa baseada na inovação como auxílio às técnicas e princípios pedagógicos da autarquia. “Aumentando o horizonte e essas técnicas, trabalhando em realidade aumentada e realidade virtual e em simulações que sejam de interesse médio e de todos os profissionais de saúde que precisem de treinamento”, pontuou. 

Ressaltando a relevância da partilha desses processos, o gerente de Pesquisa em Saúde, Jadson Franco, falou da oportunidade de cada uma das novas áreas da Escola estarem dialogando para melhor pensarem juntas suas estratégias em saúde. “Nós produzimos conhecimento, mas existe uma preocupação nossa também de disponibilizar esse saber fazendo-o chegar até as pessoas”, completou. 

Parte desse compromisso exposto pelo gestor foi reafirmado a partir da realização de um trabalho feito em redes por meio de quatro projetos estruturantes, nessa ordem:  institucionalização de uma Rede de Pesquisa Clínica no Ceará; disponibilização de produção técnico-científica ao longo do ano; modernização da Biblioteca da ESP/CE (Besp); implantação de um Centro de Pesquisa até o final de 2022. 

Inovação e Tecnologia

O ciclo de apresentações do dia foi fechado pelas equipes da Diretoria de Inovação e Tecnologias  (Ditec) e da Gerência de Inovação e Soluções Digitais. A diretora de Inovação e Tecnologias, Alice Pequeno, destacou  entre os principais avanços da área a articulação e parcerias com o ecossistema de inovação e o estabelecimento de um modelo de governança  colaborativa. “Tudo que temos aqui é novo, é criado, pensado, desenvolvido e experimentado. E isso fez com que nós já estivéssemos em um lugar de conhecer parceiros e estabelecer parcerias importantes”, disse. 

O ciclo de apresentações foi fechado pelas equipes da Diretoria de Inovação e Tecnologias e da Gerência de Inovação e Soluções Digitais

Em sua fala, o gerente de Inovações e Soluções Digitais, Uirá Porã, pontuou que inovação é disruptiva e colaborativa. “Não faz sentido a gente pensar em inovação e tecnologia como uma caixa de alguns projetos. E sim em como as tecnologias podem apoiar inclusive de forma inovadora, o desenvolvimento da missão da Escola, que é qualificar a força de trabalho”, finalizou.