Segunda turma do CIPPP começa no dia 21 de fevereiro
3 de fevereiro de 2022 - 09:28 #capacitação #CIPPP #EAD #esp
Texto: Elon Nepomuceno | Arte Gráfica: David Tomás
Com o objetivo de possibilitar um alinhamento conceitual entre os profissionais que fazem a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), começará, a partir do dia 21 de fevereiro de 2022, a segunda turma do Curso de Introdução ao Projeto Político Pedagógico (CIPPP). A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Docente, que é uma das estratégias de implementação do PPP da ESP/CE.
Coordenada pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional (Dides) da autarquia, a capacitação possui 40 horas/aula e é ofertada na modalidade a distância (EAD), via plataforma ESP Virtual.
Nesta edição, participam da atividade membros de diversos setores da Escola e docentes vinculados às Residências Integradas em Saúde e aos Núcleos Municipais de Educação Permanente em Saúde. No total, 60 vagas foram disponibilizadas. Todas elas já foram preenchidas pelas respectivas áreas.
O curso está estruturado em um módulo e quatro unidades didáticas. São elas:
– O Ambiente Virtual de Aprendizagem;
– Tecnologias Educacionais para o Ensino a Distância;
– O Projeto Político Pedagógico;
– Concepções Pedagógicas
A expectativa é que a capacitação se estenda até o dia 29 de abril de 2022. Como as atividades serão na modalidade EAD, o estudante deverá destinar minimamente uma hora diária (à sua escolha) para estudo. Ocorrerão seis momentos síncronos.
Confira a programação (21/02):
8h30 – Acolhimento dos alunos (com registro de presença)
9h – Apresentação do Curso (profª. Leni Nobre)
9h30 – Ambientação no AVA/ESP (prof. Alex Sandro)
10h às 11h – Aula Inaugural (diretor de Desenvolvimento Educacional da ESP/CE José Batista)
O que é o PPP?
O PPP é o instrumento balizador para a atuação da Escola de Saúde Pública do Ceará e, por consequência, expressa sua prática pedagógica, dando direção à gestão e às atividades educacionais. O processo de implementação do PPP é, portanto, uma das formas objetivas da autarquia dar sentido à sua atuação como instituição de ensino, permitindo o debate em torno de seus pressupostos filosóficos, teórico-metodológicos e a revisão das diretrizes pedagógicas relacionadas aos seus projetos de ensino, à pesquisa e à extensão, adequando-os às necessidades da população e ao cenário de saúde no País, sobretudo, no estado cearense.