Educação Profissional em Saúde: ESP/CE forma novos 30 técnicos em Enfermagem

22 de dezembro de 2021 - 09:22 # # #

Texto e Fotos: Daniel Araújo

A formação reúne  profissionais que atuam como auxiliares de enfermagem nas unidades da rede estadual e municipal de saúde.

O estado do Ceará passou a contar com o apoio de novos 30 profissionais técnicos em enfermagem nesta terça-feira (21). Reunidos no auditório principal da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os concludentes do Curso Técnico em Enfermagem encerram um trajeto iniciado ainda em dezembro de 2019. 

Ofertada pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde, a formação reúne  profissionais que atuam como auxiliares de enfermagem nas unidades da rede estadual e municipal de saúde. A solenidade, realizada na sede da ESP/CE, reuniu gestores e profissionais da saúde envolvidos no processo de educação permanente no Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora de Educação Profissional em Saúde da ESP, Geni Carmen, falou do compromisso assumido pelos profissionais no exercício das suas atividades no serviço. “Vocês demonstraram uma atuação ininterrupta, efetiva e absolutamente corajosa, deixando suas famílias e correndo riscos, mas, contudo, firmes e fortes na luta para salvar vidas”, ressaltou. 

Durante a pandemia da Covid-19, os profissionais realizaram suas atividades através de aulas remotas, por meio de ferramentas de videoconferência ou na plataforma da ESP Virtual. Nos encontros presenciais, os alunos tiveram aulas para desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades práticas, como as relacionadas ao uso e manejo do capacete de respiração assistida Elmo. 

Os profissionais concludentes somam-se aos 1.960 técnicos em enfermagem já formados pela ESP/CE

Oradora da turma, uma dessas profissionais é a Técnica em Enfermagem, Regina Célia. Há cerca de dois anos, ela iniciava a formação com o desejo de retomar os estudos e se profissionalizar no seu campo de atuação. “Hoje nos tornamos profissionais mais cientes de nossos deveres, direitos e das nossas potencialidades. Mas, acima de tudo, sabedores que nossa busca pelo saber não pode cessar jamais”, reforçou. 

Regina está entre os 1.960 técnicos em enfermagem formados pela ESP/CE ao longo dos seus 28 anos de existência. Força de trabalho que se soma diretamente aos serviços da rede do Sistema Único de Saúde no Ceará. 

Falando diretamente aos formandos, a coordenadora do curso, Andréa Serpa, pontuou a importância do fechamento desse ciclo na trajetória dos novos técnicos. “A vida exige mais que conhecimento, exige consciência dos sentimentos e energia constantes. Ouçam primeiro antes de agir, mas não se esqueçam de ouvir fora e dentro de si. Não duvidem da sabedoria que já existe dentro de vocês”. 

 

Barbarah Rebouças, que esteve na cerimônia representando a Diretoria de Pós-Graduação em Saúde, disse ainda aos formandos: “Vocês são 30 potências que vão começar uma nova história. Técnicos que vão fazer a diferença nos cenários de prática, compor equipes que cuidam com dedicação e consciência, procurando sempre se aperfeiçoar. E isso é um diferencial’, concluiu.

Da solenidade de encerramento, também participaram representantes do Hospital Distrital Evandro Aires de Maia, do Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital São José, Hospital Geral de Fortaleza.

Técnico em Enfermagem

Ofertado há mais de uma década pela ESP/CE, o Curso Técnico em Enfermagem faz parte da Política Nacional de Educação Permanente da Sesa. Seu objetivo é formar profissionais Técnicos em Enfermagem para atuarem em todos os níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação relacionados ao processo saúde-doença, prestando cuidados de Enfermagem no atendimento às necessidades de saúde de pacientes clínicos, cirúrgicos e da comunidade em todas as faixas etárias.