Curso Técnico em Enfermagem realiza atividade prática de primeiros socorros

30 de junho de 2021 - 10:29 # # # #

Texto e Fotos: Daniel Araújo

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), realizou nesta terça-feira (29) o segundo encontro das atividades práticas referentes à unidade de primeiros socorros do Curso Técnico de Enfermagem. Ao todo, 30 profissionais que atuam em unidades de saúde em Fortaleza e compõem a turma desde 2019, participam da ação. 

Desde o último dia 22 de junho, eles participam dessas atividades práticas. Os treinamentos ocorrem no Centro de Simulação Realística da ESP/CE e envolvem capacitações de parada cardiorrespiratória e cuidados relativos ao suporte básico de vida. Ao todo, 3 turmas foram divididas em grupos de 10 profissionais sob orientação dos professores Airton Filho e Altamira Mendonça. 

Para a coordenadora do curso, Andréa Serpa, esse é um momento-chave da formação porque possibilita que esses futuros técnicos em enfermagem conciliem o aprendizado prático com o adquirido em sala de aula online. “A simulação realística é uma estratégia pedagógica importante para a formação dos nossos alunos porque garante o desenvolvimento de competências necessárias à prática profissional através do uso de metodologias ativas e conciliando o treinamento de habilidades com o conhecimento abordado em sala de aula”, pontua. 

Esse aprendizado é o mesmo que tem sido percebido e partilhado pela auxiliar de enfermagem Leda Alencar. Dos 40 anos de atuação como servidora na saúde do Estado, 34 são dedicados ao Hospital São José de Doenças Infecciosas.Trabalhando diretamente com pacientes nos ambulatórios, ela conta que o curso é a possibilidade de retomar conhecimentos e partilhar suas habilidades. “Dentro de um curso como esse que a escola oferece é onde você passa dois anos aprendendo, ouvindo e compartilhando vivências e ensinamentos na área da saúde”, finaliza. 

“Para esse suporte educacional a ESP/CE conta com o laboratório de treinamento de habilidade como uma tecnologia de ensino em saúde para fortalecer as ações de simulação realística para desenvolvimento de habilidades e competências”, completa Andréa Serpa.

Ofertado há mais de 10 anos, o curso objetiva formar profissionais Técnicos em Enfermagem para atuarem em todos os níveis de atenção

O facilitador Airton Filho também destacou o treinamento como determinante para o realinhamento e atualização dos conhecimentos e assistência direcionada ao paciente vítima de parada cardiorrespiratória. “Assim, conseguimos obter altos índices de eficiência e eficácia das manobras de reanimação cardiopulmonar e assim minimizar as possíveis sequelas ao paciente”, reflete. 

Técnico em Enfermagem

Ofertado há mais de 10 anos pela ESP/CE, por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), o Curso Técnico em Enfermagem é realizado anualmente. No momento não há previsão de abertura de novas turmas e apenas Fortaleza segue com atividades neste projeto. 

O objetivo é formar profissionais Técnicos em Enfermagem para atuarem em todos os níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação relacionados ao processo saúde-doença. 

Com uma proposta que tem em suas bases a Política Nacional de Educação Permanente da SESA, a formação capacita ainda esses profissionais para a prestação de cuidados de enfermagem no atendimento às necessidades de saúde de pacientes clínicos, cirúrgicos e da comunidade em todas as faixas etárias.