Comunicação em Situação Crítica: profissionais da saúde passam por capacitação realizada pela ESP/CE

9 de dezembro de 2021 - 16:20 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE | Arte Gráfica: Deborah Muniz

Informar a morte de um paciente à família dele não é um processo fácil. Nem para quem vai receber a notícia e nem para o profissional de saúde responsável pela ação. O momento exige uma comunicação assertiva, preparo emocional e técnico, além de empatia, clareza e segurança. 

No caso, por exemplo, da interlocução de uma morte encefálica – completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro – o processo requer ainda mais cuidado, já que há ainda dificuldades de compreensão deste diagnóstico. Em situações do tipo, cabe, ainda, ao profissional de saúde, possibilitar a doação de órgãos e tecidos à família que acabou de perder seu ente querido.

Atenta a esse cenário e a todos os fatores de complexidade que o envolvem, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), promoverá, nesta sexta-feira (10) e neste sábado (11), um curso de Comunicação em Situação Crítica.

A capacitação foi desenvolvida pela Organização Nacional de Transplantes da Espanha e, desde 2008, é aplicada no Brasil por profissionais de Santa Catarina no território nacional.

Mais sobre o curso

No Ceará, a atividade formativa consta no Projeto de Educação Permanente em Transplante – 2021, realizado pelo Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) da ESP/CE e a Central Estadual de Regulação de Transplantes da Secretaria da Saúde.

Com 8 horas-aula, em duas turmas, o curso atenderá 88 profissionais de saúde de nível superior, que atuam em Unidades de Críticos ou que participem diretamente ou indiretamente do processo de doação de órgãos. O grupo foi selecionado previamente pela Sesa.

Já os facilitadores convidados foram: Charlene da Silva, enfermeira especialista em Gestão Hospitalar; Eduardo Jardim Berbigier, médico especialista em Medicina Interna e Medicina Intensiva; Aline Ghellere Pavei Aline, enfermeira; e Eliana Régia de Almeida, mestre em Medicina e coordenadora da Central Estadual de Regulação de Transplantes da Secretaria da Saúde do Ceará.

Outras informações: (85) 3219 5523