Portaria determina coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP/CE

17 de novembro de 2021 - 11:20 # # # # #

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) reconheceu a pós-doutora em Educação, Alice Maria Correia Pequeno, como coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). O texto, assinado pelo superintendente da Autarquia, Marcelo Alcantara, consta na edição da última sexta-feira (12).

Com 40 anos de serviço público – sendo 21 deles dedicados à ESP/CE -, Alice Pequeno tem sido agente ativo na implantação e gerência de importantes projetos da Escola, entre eles o desenvolvimento da Política de Inovação Tecnológica.

A publicação [da portaria] vem oficializar todo um trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos meses. Temos firmado parcerias internacionais, fortalecido projetos junto com as áreas da ESP e da Secretaria da Saúde do Estado, além de participar da Rede Nit do Ceará. Há também a consolidação de uma parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial para criarmos um projeto de mentoria, envolvendo dez pesquisadores da Escola. É um momento histórico, de celebração!”, destacou a gestora.

Mais sobre Alice Pequeno

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Alice Pequeno também tem doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduada e mestre em Geologia pela Universidade Federal do Ceará, atua como professora permanente do Mestrado Profissional Ensino na Saúde e do Mestrado Profissional em Saúde da Família, ambos da Uece.

Na graduação, leciona nos cursos de Enfermagem e Educação Física do Centro Universitário da Grande Fortaleza. Antes de chegar ao NIT da ESP/CE, atuou como Supervisora do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Nucit), da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Faz parte do Conselho Editorial da ESP e é membro do Colegiado do GT-VISA da ABRASCO.

NIT

Vinculado à superintendência da ESP/CE, o NIT foi instituído em agosto de 2021 e tem como principal finalidade a gestão da política de inovação da autarquia, além de ficar responsável pela avaliação e classificação dos resultados de atividades e projetos de pesquisa e inovação. Entre as principais atribuições do núcleo estão: representar a ESP/CE no âmbito de sua política de inovação, junto às instituições públicas e privadas, governamentais e de outros setores, no Ceará e no mundo; estabelecer diretrizes para os processos de transformação digital internos à ESP/CE, ou externos no escopo do setor saúde, em consonância com as diretrizes da Sesa; desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação da ESP/CE; desenvolver estudos e estratégias para a transferência de inovação gerada pela ESP/CE; promover e acompanhar o relacionamento da ESP/CE com empresas que atuam no setor de inovação tecnológica, entre outras.