Boas práticas da assistência obstétrica no SUS ganham destaque em painel da ESP/CE

23 de setembro de 2021 - 11:14 # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno Arte Gráfica: David Tomás

Ter um acompanhamento médico durante o período da gestação é fundamental para a saúde da mulher e da criança, principalmente em meio aos riscos gerados por um atendimento precário ou inexistente. Hipertensão, hemorragia e síndromes infecciosas aparecem entre as principais causas das altas taxas de mortalidade materna ainda presentes na maior parte do Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Nesse contexto, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem desempenhado um importante papel, oferecendo assistência obstétrica ampla, universal e de fácil acesso para milhares de brasileiras.

Nesta quinta-feira (23), essas boas práticas presentes no sistema público ganharão ainda mais ênfase em painel virtual promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O evento contará com quatro convidadas: Ana Kelve Damasceno, secretária municipal da Saúde de São Gonçalo do Amarante; Nathália Posso Lima, médica Ginecologista e Obstetra do Hospital Geral Dr. César Cals; Krys Rodrigues, usuária do SUS e Doula e Ana Cristhina de Araújo, membro do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU). Já a moderação será de Liduína Rocha, coordenadora do programa Nascer no Ceará. A transmissão começará às 19 horas no canal do Youtube da ESP/CE.

Ative o lembrete para a transmissão desta quinta-feira

Semana do Sus – 31 Anos

A “Semana do SUS – 31 anos” busca dar foco às vivências e experiências do sistema no estado cearense e segue com programação diária nos dias 28.09, 29.09 e 30.09, sempre no canal do Youtube da Escola de Saúde Pública. Confira as transmissões anteriores: