Ação solidária entre ESP/CE e Cruz Vermelha ofertará treinamentos do Elmo pelo Brasil

20 de agosto de 2021 - 12:15 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), discutiu nesta sexta-feira (20) a ampliação dos treinamentos de habilidade do capacete Elmo com a Cruz Vermelha Brasileira (CVB), uma das principais instituições de ajuda humanitária no mundo. Para acertar detalhes acerca de assinatura de um termo de compromisso, uma reunião envolveu representantes da CVB e colaboradores da ESP/CE, por meio do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Cedes), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Centro de Investigação Científica (Cenic).

A iniciativa surgiu após a CVB adquirir 200 unidades do dispositivo para distribuí-los, em doação, a hospitais públicos pelo país. As unidades foram adquiridas a partir de recursos repassados pela Federação Internacional da Cruz Vermelha para a luta contra a Covid-19. A ESP/CE vai colaborar com a ação ofertando os treinamentos do capacete.

“O Elmo é um dispositivo eficaz no combate à Covid-19, que pode evitar a entubação de pacientes, mas que para ser utilizado adequadamente é necessário capacitar os profissionais de saúde”, salientou Ágatha Ribeiro, chefe do gabinete nacional da Cruz Vermelha.

De acordo com a CVB, unidades de saúde de Brasília e cidades satélites do entorno serão as primeiras beneficiadas pelas doações do equipamento e desenvolvimento de treinamentos. “A partir de treinamentos remotos, a meta é capacitar de seis a dez profissionais saúde por unidade que receber o Elmo”, explica Flávio Cunha, coordenador nacional de educação da Cruz Vermelha.

O termo de compromisso, que deverá ser assinado nas próximas semanas, prevê que os hospitais beneficiados pertençam ao Sistema Único de Saúde (SUS) em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).


Força-tarefa

O capacete Elmo foi produzido em força-tarefa que envolve Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), com o Senai/Ceará, e ainda Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz.