Técnicos da SESA iniciam curso para manutenção de equipamentos biomédicos

2 de junho de 2021 - 09:41 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz / Divulgação Senai

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), iniciou nesta semana as atividades da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento em Manutenção de Equipamentos Biomédicos. Ao todo, 48 técnicos indicados pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) vão participar da iniciativa, que conta com o apoio da Enel Distribuidora.

Nessa primeira fase da formação, 14 estudantes participam da turma. O objetivo é que os profissionais inscritos sejam capacitados para atuar em serviços de manutenção de equipamentos hospitalares.

Nesta fase, a ESP/CE realiza o acompanhamento do curso e monitoramento das ações realizadas. Ao longo dos cursos, haverá ainda a indicação de professores e será disponibilizada a estrutura da escola para a execução de atividades práticas e teóricas do curso.

No curso de aperfeiçoamento, os participantes poderão aprofundar conhecimentos sobre os fundamentos da fisiologia humana básica, metrologia básica, eletrônica analógica e digital, segurança hospitalar, além de manutenção e instalação de equipamentos biomédicos.

A carga horária da capacitação é de 230h e os encontros ocorrem inicialmente de modo online. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios do Senai Barra do Ceará às sextas-feiras e sábados obedecendo todos os protocolos de segurança orientados pelo Governo do Estado do Ceará. A previsão é que a primeira turma conclua as atividades em 22 de outubro de 2021.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, enfatizou a importância do aperfeiçoamento desses técnicos que atuam na rede de saúde do estado. “Essa é uma demanda reprimida há muitos anos. E mais do que isso, temos uma carência de técnicos que trabalham juntos com os setores de engenharia clínica dos diversos hospitais”, lembrou.

Além dessa formação, a parceria firmada entre a ESP/CE e o Senai possibilitará ainda o Curso Técnico em Manutenção de Equipamentos Biomédicos. De nível técnico, a iniciativa deverá ser composta de 1.500 horas/aula também no formato semipresencial. Ainda não há previsão para o início da primeira turma.

Ambas as capacitações foram firmadas em termo de cooperação assinado em maio de 2021 entre Senai e ESP/CE, como um esforço para a retomada e realização de ações no campo da pesquisa, ensino e inovação no contexto do enfrentamento da Covid-19 no Ceará.