ESP/CE firma parceria com Senai para novas ações da Central de Ventiladores Mecânicos

21 de maio de 2021 - 17:03 # # # # #

Texto e Fotos: Daniel Araújo

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues participou nesta sexta-feira (21) da assinatura de dois termos de cooperação firmados com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As parcerias possibilitarão a retomada e realização de ações no campo da pesquisa, ensino e inovação no contexto do enfrentamento da Covid-19 no Ceará e compreendem a retomada da parceria da ESP/CE e a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER), bem como na oferta de cursos de aperfeiçoamento e de nível técnico na área de manutenção de equipamentos biomédicos.

Uma primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento em Manutenção de Equipamentos Biomédicos já está prevista para iniciar no próximo dia 31 de maio de 2021. A formação terá carga horária total de 150 horas e ocorrerá na modalidade semipresencial (com aulas à distância e presenciais). Já a outra capacitação prevista é o Curso Técnico em Manutenção de Equipamentos Biomédicos. De nível técnico, a iniciativa será composta de 1.500 horas/aula também no formato semipresencial.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, destacou o caráter intersetorial dessas ações, sobretudo considerando as propostas de trabalhos nas áreas de pesquisa de desenvolvimento e inovação em produtos. “Inclusive em alinhamento com a transformação e com o fato de a escola se tornar também um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)”, lembrou. A Assembleia Legislativa aprovou no final do mês de abril a mensagem encaminhada pelo Governo do Ceará que prevê as novas atribuições da Escola, transformando-a em ICT.

Ainda segundo Marcelo, as capacitações surgiram de demandas da própria SESA, ”ou seja, do próprio Sistema Único de Saúde (SUS), onde precisamos aperfeiçoar o pessoal técnico que lida com os equipamentos de saúde, principalmente, respiradores,  monitores, e bombas de infusão”, pontuou.

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda também enfatizou os benefícios futuros no campo da saúde e da educação que a parceria entre as instituições trará à sociedade cearense. “Não se faz educação, inovação e transferência de tecnologia sem conhecimento”, disse.

Central de Ventiladores

Com o agravamento da pandemia no Ceará e considerando os desafios que a segunda onda da doença tem imposto à saúde do estado, a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER), foi reativada em 19 de março de 2021. Desde então, mais de 60 aparelhos respiratórios e insumos relacionados que precisam de reparos foram consertados e destinados para as unidades públicas de saúde cearenses, no enfrentamento ao Covid-19.

Somente em 2020, a unidade recuperou mais de 300 equipamentos entre ventiladores pulmonares, monitores, entre outros aparelhos hospitalares. “Aqui temos uma equipe multidisciplinar que vai desde a área da Tecnologia da informação, da Mecânica até Mecatrônica”, especifica Paulo Holanda.

A central tem por objetivo recuperar os ventiladores espalhados pelo Estado que estavam em desuso por falta de manutenção e de contrato

Instituída pelo Governo do Ceará, por meio da SESA, em 2 de abril de 2020, a CVMER se tornou estratégica no enfrentamento à Covid-19, no seu papel de receber doações ou enviar para consertos os aparelhos ou componentes do instrumento. O serviço de manutenção e reparo dos ventiladores mecânicos fica disponível para todos os municípios cearenses.

O conserto ocorre por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e outros órgãos voluntários. Na Central, é realizado o inventário de todos os ventiladores mecânicos existentes na rede hospitalar do Ceará.

Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER)
Endereço: Rua Júlio Pinto , 1873 – Jacarecanga – Fortaleza
Horário de entrega: segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 16h30