Comunidade de Práticas: ObservaEPS convoca profissionais para compartilhar experiências implementadas nos municípios

26 de maio de 2021 - 12:06

Repórter: Jackson de Moura Arte gráfica: Júlio Lopes

O Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará (ObservaEPS), criado pelo Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará (Cenic/ESP-CE), convida profissionais, gestores e usuários do sistema de saúde para submeterem relatos de experiências implementadas nos municípios cearenses ligadas às atividades de Educação Permanente em Saúde.

É necessário informar o nome do profissional responsável pela ação, município (com nome da localidade), número de participantes da atividade, parceiros, metodologia adotada, resultados alcançados e pelo menos três fotos da ação.

Os relatos devem ser submetidos no endereço eletrônico: https://tinyurl.com/CPobservaEPS

As contribuições serão disponibilizadas na Comunidade de Práticas, espaço de compartilhamento de ideias e ações envolvendo EPS no site do ObservaEPS.

“Acredita-se que as experiências de integração ensino-serviço-comunidade são de grande relevância. Por isso, o convite do ObservaEPS aos profissionais de saúde, a partilhar as suas habilidades, mostrar seus conhecimentos, dividir seus saberes, trocar experiências”, enfatiza Jadson Franco, idealizar do equipamento e supervisor do Cenic.

ObservaEPS

Criado em 2019, o Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará mobiliza gestores, trabalhadores, profissionais de saúde, pesquisadores e usuários do Sistema Único de Saúde da capital e dos municípios do interior do Estado, através do espaço de busca de conhecimento e troca de informação qualificada. A partir da gestão do conhecimento torna possível programar ações mais assertivas nos serviços de saúde e contribuir com o processo de trabalho e de tomada de decisão dos gestores, por meio de indicadores e metas mensuráveis e alcançáveis.

EPS

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é compreendida como um conceito pedagógico que relaciona ensino, serviço, docência e saúde, contribuindo para o desenvolvimento profissional, a gestão setorial e o controle social. A EPS tem por base os pressupostos da aprendizagem significativa que devem ser orientadores das ações de desenvolvimento profissional e das estratégias de mudança das práticas de saúde. Assim, apresenta-se como uma estratégia de educação na saúde que tem um olhar sobre as necessidades da população, configurando-se como um processo de gestão participativa e transformadora, que inclui instituições de ensino, trabalhadores, gestores e usuários.

Serviço

Comunidade de Práticas – ObservaEPS
Relato de experiências de EPS implementadas nos municípios
Submissão: https://tinyurl.com/CPobservaEPS