Saúde mental na pandemia: ESP/CE promove série de ‘lives’ sobre meditação no Instagram

28 de abril de 2021 - 09:37 # # # # #

Texto: Jackson de Moura | Artes gráficas: Júlio Lopes


Prática milenar, a meditação pode trazer inúmeros benefícios, especialmente em tempos de incerteza e com grande carga de ansiedade. Por ser uma técnica utilizada para amenizar o estresse e auxiliar no bem-estar, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), inicia série de aulas online sobre a prática da meditação a partir desta quinta-feira (29). As lives serão realizadas no perfil oficial da ESP/CE no Instagram, às 7h15 da manhã.

As aulas online serão realizadas ao longo das próximas quatro semanas, sempre às quintas, com o professor Yuri Dourado. O convidado fará meditações guiadas, com ensinamentos e desmistificação sobre a atividade.

Os benefícios da prática são inúmeros e a dica é utilizá-la para acomodar melhor as emoções e os pensamentos. “A meditação auxilia a lidar com os eventos do dia a dia sem ser engolidos por eles e proporciona um relaxamento para a mente justamente por acomodar ela em uma só coisa e não nas mil informações que recebemos por dia”, explica Yuri Dourado.

A programação vai ser feita com base nas técnicas de atenção plena, que consistem em concentrar todo o foco na respiração. A cada semana serão trabalhadas técnicas diferentes, de forma a criar um repertório autônomo para que o público da live possa inserir a meditação de forma consciente na sua rotina.

“A meditação pode auxiliar, sim, na diminuição dos níveis de estresse, ansiedade e proporcionar acomodação de sentimentos que estão relacionados ao luto. Quando meditamos, investigamos nossa mente, mas sem se envolver com ela, apenas observando. Essa investigação mental traz outros pontos de vista para eventos e problemas que estamos enfrentando, proporcionando mais possibilidades para lidar de forma saudável e equilibrada”, acrescenta o professor.

Dicas para meditação durante a ‘live’

Para acompanhar a aula online de meditação e se apropriar da técnica, é recomendado optar por um ambiente tranquilo e silencioso. “O ambiente tranquilo não é requisito, pois a mente pode aquietar nos mais diversos ambientes”, aconselha o professor. Deve ser escolhido um espaço que possa sentar ou deitar, como sofá, cama, chão e até mesmo uma rede.


Outra dica é usar roupas confortáveis, que não apertem o corpo, e evitar comer em excesso antes do exercício.

“Estou bem motivada nesse novo quadro, onde abordaremos a meditação, pois acredito que poderemos, com ela, reduzir o estresse, aliviar a ansiedade e melhorar a concentração”, avalia Luciana Lopes, mediadora da transmissão ao vivo e supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE. A iniciativa faz parte de uma campanha da instituição que envolve os efeitos da pandemia e cuidados com a saúde mental.

Sobre o professor

Yuri Dourado é graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem formação em Hatha Yoga pelo Espaço Clara Luz. Atualmente pesquisa e ensina meditação e práticas contemplativas. Dá dicas sobre práticas de meditação e ioga pelas redes sociais.

Serviço

Medita, ESP! Saúde mental na pandemia
Estreia: quinta-feira, 29 de abril
Horário: 7h15 da manhã
Convidado: Professor Yuri Dourado
Acesse em instagram.com/espceara