Boletim com Eventos Adversos Pós-Vacinação é divulgado pela Sesa

7 de janeiro de 2021 - 08:50 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa | Repórter: Suzana Mont'Alverne | Arte gráfica: Iza Machado

A vacinação é a maneira mais eficaz de proteção contra uma série de doenças e suas complicações. Meningite, febre amarela e sarampo são algumas das patologias evitadas por meio de vacinas e todas elas estão presentes no Programa Nacional de Imunização (PNI).

Diante dos diversos levantamentos sobre a segurança e a importância das vacinas, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga boletim epidemiológico da Vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV) no Estado, entre os anos 2014 a 2019. “Qualquer produto biológico está sujeito à contraindicação. Os benefícios oriundos da vacinação são sempre maiores do que os riscos de eventos”, explica Surama Elarrat, assessora técnica da Célula de Imunização da Sesa.

O documento destaca que qualquer ocorrência médica indesejada após a vacinação, e que não necessariamente possui uma relação casual com o uso da vacina, é considerada EAPV. Todas as notificações passam por classificação e são investigadas, para fins de vigilância epidemiológica, em até 48 horas após a notificação do caso suspeito.

Foram notificados, de 2014 a 2019, em todo o País, 121.386 eventos adversos pós-vacinação. Os Estados que mais notificaram foram São Paulo, Paraná e Bahia, representando 56,09% (69.097/123.183) do total de notificações. O Ceará representou 1,9% dos EAPV registrados no período.

Analisando a vigilância dos EAPV no Estado do Ceará, no período de 2014 a 2019, observa-se, em média por ano, a existência de 26 (14,13%) municípios silenciosos para notificação de eventos e 158 (85,86%) municípios notificaram eventos em algum momento nesse período.

Considerando que a estratégia de vacinação de rotina representa o maior percentual de notificação de EAPV, foram avaliadas as ocorrências desses eventos por imunobiológico. Assim, foram analisadas as sete principais vacinas do Calendário de Vacinação da Criança, nos 184 municípios. O documento analisa também cinco vacinas aplicadas em adultos.  Meningo C, Pentavalente, VIP e Rotavírus foram as vacinas que mais apresentaram mais municípios notificantes em algum momento nesse período.

Acesse aqui o Calendário de Vacinação