Estudo da Cadernos ESP mostra que visitas virtuais auxiliam pacientes em tratamento

2 de dezembro de 2020 - 13:58 # # # # #

Repórter: Jackson de Moura | Arte gráfica: Júlio Lopes

Uma pesquisa publicada na edição temática sobre Covid-19 da Cadernos ESP, revista científica da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), apresentou a experiência da utilização das visitas virtuais de parentes a pacientes internados em hospital privado de Fortaleza, proporcionando um atendimento humanizado. O estudo revelou que, em meio a pandemia de coronavírus em que pacientes ficam sem acompanhantes devido ao alto risco de contágio, a experiência desenvolvida pela psicologia hospitalar foi importante para um processo de hospitalização menos doloroso.

O estudo é um relato de experiência da comunicação entre pacientes e familiares feita por meio de tablets no Hospital Regional da Unimed tendo como foco a preparação e o momento das visitas virtuais. “A distância dos familiares e amigos, somada à condição de adoecimento, possibilitou a inserção de novas formas de atenção, por meio da criação de visitas virtuais como forma de aproximação, manutenção de vínculos, apoio e suporte”, destaca Maisse Leôncio, uma das autoras do trabalho.

Além da utilização de tablets como ferramenta para a prática de humanização, pensou-se também em outros benefícios, como a comunicação dos óbitos às famílias. Esse momento é acolhido pela psicologia hospitalar, com o apoio e suporte antes, durante e após essa comunicação, fortalecendo ainda mais o quesito humanização hospitalar.

“O ambiente hospitalar e o processo de hospitalização devido à Covid-19 provocam nos pacientes internados e seus familiares a intensificação de sentimentos de angústia e medo, pois fazem com que se defrontem com a vulnerabilidade, solidão, dor e principalmente com a possibilidade de finitude da vida. A humanização desse cuidado prestado faz a diferença durante o processo de estar doente, principalmente em um momento tão atípico que estamos vivendo. É necessário que cada vez mais os profissionais de saúde compreendam que proporcionar conforto, alívio, bem-estar, atenção, é papel de todos e não só de categorias específicas”, destaca Maisse Leôncio.

O trabalho também tem como autores as estudantes de Psicologia Lívia Nádia Albuquerque dos Santos (Universidade Federal do Ceará – UFC); Carolina Bernardi de Souza (Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP); e Vanda Silva de Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN); além da psicóloga do Hospital das Clínicas de Passo Fundo (HCFP), Alana Brandelero Porto; mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fernanda Nardino; e da psicóloga e estudante da Residência Multiprofissional em Saúde, Maria Eliara Gomes Lima.

Ações na rede pública

Hospitais da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, implementaram medidas semelhantes com o objetivo de proporcionar um atendimento humanizado. As equipes recorreram à tecnologia para aproximar pacientes e familiares, possibilitando a realização de videochamadas, no auge da pandemia. Assim foi no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Regional do Cariri (HRC), Hospital Geral Waldemar de Alcantara (HGWA), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC).

A medida também contemplou pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) das unidades, desenvolvida por equipe multiprofissional de saúde.

Cadernos ESP

A Cadernos ESP tem periodicidade semestral e contribui para divulgação de produções científicas no campo da saúde coletiva. Nos últimos dois anos, 12 novos indexadores, entre bases nacionais e internacionais, foram agregados ao periódico. A indexação é um indicador para medir a qualidade e o critério de toda revista de caráter científico.

A edição temática da Cadernos ESP sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 está entre as publicações de destaque. Dos cinco artigos mais acessados, quatro fazem parte da edição especial sobre o coronavírus.