Aumento de casos de covid-19 no Ceará reforça importância da atualização do calendário vacinal

29 de novembro de 2023 - 17:00 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Foto: Arquivo Sesa

A principal medida de prevenção contra a covid-19 é a vacina

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga, nesta quarta-feira (29), o informe acerca do cenário epidemiológico de covid-19 no Estado. O documento aponta um aumento no número de casos da doença entre os dias 19 e 25 de novembro deste ano, com 716 pessoas diagnosticadas com a infecção. Na semana anterior (12 a 18 de novembro), houve 247 registros. Os dados refletem o resultado de testes rápidos e de exames RT-PCR realizados em todo o território cearense.

De 19 a 25 de novembro, o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) realizou 577 testes RT-PCR para covid-19. O índice de positividade verificado foi de 21,3%, com 156 casos confirmados. O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto (Tanta), avalia que o acréscimo pode estar relacionado à circulação da EG.5 (variante Eris).

A variante Eris é capaz de driblar a memória imunológica e provocar infecção respiratória ou síndrome gripal. Esse é o cenário que provavelmente está se configurando ao longo do mês de novembro”, explica. Ainda de acordo com o gestor, a Sesa está monitorando o cenário epidemiológico, que, até o momento, apresenta um impacto moderado sobre a rede assistencial”, comenta.

Recomendações e prevenções contra a covid-19

A principal forma de salvar vidas contra a covid-19 é a atualização do esquema vacinal, que garante proteção contra as novas variantes. “A última atualização da vacina, com a bivalente, induz a produção de anticorpos capazes de neutralizar com mais eficiência a transmissão do vírus, uma vez que incorpora as novas variantes da doença predominantes no Brasil e em todo o mundo”, explica Antonio Lima.

O secretário reforça que o Estado tem vacinas e testes para garantir a proteção e diagnóstico da doença. “O abastecimento de testes e vacinas contra a covid-19 está regularizado em todo o Ceará”.

Atualmente, a vacina é indicada contra a doença a partir dos seis meses de vida para toda a população. O esquema vacinal varia conforme a faixa etária. Os imunizantes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Vapt Vupt, mediante agendamento. Para ter acesso, é preciso apresentar documentos originais de identidade com foto e, se possível, comprovante de vacinação anterior.

Em caso de sintomas gripais, as pessoas podem procurar um atendimento médico e realizar o teste quando houver recomendação do profissional de saúde. “As medidas de prevenção não devem ser negligenciadas. Apesar da flexibilização do uso de máscaras, o equipamento de proteção continua sendo recomendado”, explica Tanta.