Inscrições para Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses seguem até 29/11

26 de novembro de 2020 - 16:23 # # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes

Seguem abertas até o próximo dia 29 de novembro as inscrições para o Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses. Realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a formação destina-se exclusivamente para profissionais que atuam como Agente de Combate às Endemias (ACE) do estado.

Com duração de 4 semanas, o curso começa no dia 30 de novembro de forma totalmente online e deve acompanhar cerca de 300 profissionais de diferentes municípios cearenses. Os interessados poderão realizar a inscrição pelo link: https://forms.gle/kSjiBsPCR1TUYL986. As oportunidades estarão disponíveis até próxima sexta-feira ou enquanto houver vagas.

Dialogando com os princípios da vigilância, controle e educação das arboviroses no estado do Ceará, a capacitação objetiva desenvolver e aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do vetor da dengue, zika e chikungunya. A formação visa contribuir também para a divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares feitas pelos ACE.

Dese o seu lançamento, em 2018, o curso já capacitou mais de 1.400 profissionais da área em todo o estado do Ceará. Até o momento, a iniciativa desenvolvida pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da escola, realizou mais de 30 turmas em diferentes municípios cearenses.

O curso

Criado como parte das 11 ações estratégicas de combate ao Aedes aegypti e enfrentamento às arboviroses no Ceará, o curso possui carga horária de 60 horas divididas em três módulos: “Vigilância em Saúde”, “Controlando às arboviroses no território e fazendo a visita domiciliar”; e “Educação e Comunicação em Saúde”.

Os profissionais que atuam como Agentes de Combate às Endemias tiveram a profissão regulamentada em 2006. Assim como os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) os ACEs trabalham em contato direto com a população. Eles são fundamentais para o controle das endemias e trabalham de modo integrado às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família.