Iniciada a Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

20 de novembro de 2020 - 14:58

 

Realizada pela parceria da Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Região do Cariri da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Casa Lilás, a 5ª Edição da campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem início nesta sexta-feira, 20.

Às 15h será realizada a mesa-redonda “Panoramas da pandemia sob a intersecção de gênero, classe e raça: o privilégio do isolamento”. Participam a presidente da Difusão Cultural e líder do Grupo Mulheres do Brasil, Silvana Cotrim; presidente da cooperativa Granja Julieta, Mara Lúcia Sobral; e Helena Silvestre, militante das lutas pela libertação de povos e territórios e integrante do Movimento Luta Popular.

Realizada de forma online, a programação da Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres terá mesas-redondas e a IV Edição da Mostra de Trabalhos Científicos.

O evento este ano discute o tema “Violência contra a mulher e pandemia: Desafios e estratégias no enfrentamento”. A abordagem considera o distanciamento social, implementado por conta do potencial elevado de transmissibilidade e chances de complicações e mortes pelo coronavírus, ter elevado os indicadores de violência doméstica.

Programação

20/11 | 15h

Abertura da campanha: Panoramas da pandemia sob a intersecção de gênero, classe e raça: o privilégio do isolamento

24/11 | 15h

Misoginia e Machismo na Internet em tempos de pandemia

02/12 | 09h às 11h e 14h às 15h

IV Mostra de Trabalhos Científicos

04/12 | 15h

Atuação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher e pandemia

07/12 | 14h

Masculinidade tóxica e reflexos da pandemia

10/12 | 15h

Apresentação dos dados Violência contra a mulher do Crajubar ano de 2019