Cadernos ESP: estudo sobre atuação do fisioterapeuta na pandemia supera 5 mil acessos

18 de novembro de 2020 - 14:25 #

Repórter: Jackson de Moura | Arte gráfica: Júlio Lopes

Um estudo sobre a atuação da Fisioterapia no cuidado a pacientes com Covid-19 é destaque da Cadernos ESP, revista científica da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Com pouco mais de 4 meses de publicação da edição temática do periódico sobre a pandemia, a pesquisa possui mais de 5 mil acessos e já foi citada em outras publicações científicas.

O trabalho foi desenvolvido por meio de uma revisão integrativa, metodologia comumente adotada na área de saúde. Segundo a autora principal, a estudante de Fisioterapia do Centro Universitário Christus, Emanuela Marques, o trabalho evidenciou como a Fisioterapia atua em diversas dimensões durante a pandemia, no contexto preventivo, na promoção da saúde, no manejo clínico e funcional em hospitalização e na reabilitação após alta hospitalar.

“A atuação da Fisioterapia é afirmada e reafirmada como imprescindível para monitorização clínica e funcional de pacientes com adoecimento por doença infecciosa, como na infecção por SARS-CoV-2, bem como destacou-se as estratégias terapêuticas e o manejo no suporte ventilatório”, avalia.

São co-autores do estudo o residente na ênfase em Infectologia no Hospital São José de Doenças Infecciosas pela ESP/CE, Artur Paiva dos Santos, e as pós-graduandas em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Universidade Estadual do Ceara (UECE), Janille Karem Moura Santos e Tatianny Bandeira Barbosa.

O alcance obtido pelo estudo, de acordo com Emanuele Marques, evidencia o alcance da Cadernos ESP. “Sendo um dos artigos já citados por estudos publicados em outros periódicos, revela para nós o alcance do texto que escrevemos, mas também a segurança em todo o processo editorial”, destaca.

Cadernos ESP

A Cadernos ESP tem periodicidade semestral e contribui para divulgação de produções científicas no campo da saúde coletiva. Entre setembro de 2019 e outubro deste ano, foram mais de 42 mil acessos.

Nos últimos dois anos, 12 novos indexadores entre bases nacionais e internacionais foram agregados ao periódico. A indexação é um indicador para medir a qualidade e o critério de toda revista de caráter científico.

A edição temática da Cadernos ESP sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 está entre as publicações de destaque. Dos cinco artigos mais acessados, quatro fazem parte da edição especial sobre o coronavírus.