Webconferência discute prevenção e tratamento do câncer de mama

23 de outubro de 2020 - 14:01 # # # # #

Repórter: Jackson de Moura | Arte gráfica: Júlio Lopes

O Ceará deve registrar 2.510 novos casos de câncer de mama em 2020, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para abordar a prevenção, o tratamento e a cura da enfermidade, uma webconferência será realizada nesta segunda, 26, às 10h, no canal do YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado.

Foram convidadas a professora titular do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Grupo de Estudos em Câncer de Mama (GECAM/UFC), Ana Fátima Carvalho Fernandes, e a doutora em Ciências da Educação pela UFC, Ana Cléria Soares da Rocha. A moderação é de Gabriel Coutinho Gonçalves, fisioterapeuta do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE.

Incidência

Segundo o INCA, o câncer de mama é a doença com maior prevalência entre as mulheres no Brasil – depois do câncer de pele não melanoma. A incidência é de 29% de novos casos a cada ano.

Os fatores de riscos para a doença podem estar relacionados à mutação genética, obesidade, não lactação, uso
abusivo de hormônios, alcoolismo e sedentarismo.

A mamografia deve ser feita de forma regular por mulheres a partir de 50 anos, mesmo que não tenham nenhum sintoma. O exame deve ser feito a cada dois anos.

Para ter acesso ao exame, as mulheres devem procurar a atenção primária à saúde, onde recebem o devido encaminhamento para uma policlínica do Governo do Ceará.

O câncer de mama é mais raro em mulheres jovens, mas elas também devem se cuidar, manter hábitos saudáveis e procurar um médico, especialmente se surgir algum sinal de alerta. Presença de um tumor, como caroço ou inchaço na região das axilas, mudança no tamanho de uma das mamas, crostas e feridas na pele junto do mamilo, que pode escurecer e mudar de forma, são alguns desses sinais.

 

Câncer de mama: prevenção, tratamento e cura

Quando: segunda-feira, 26 de outubro
Horário: 10h
Convidados:
– Coordenadora do Grupo de Estudos em Câncer de Mama (GECAM/UFC), Ana Fátima Carvalho Fernandes
– Doutora em Ciências da Educação pela UFC, Ana Cléria Soares da Rocha
– Fisioterapeuta do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Gabriel Coutinho Gonçalves (moderação)