Semana do SUS: inovação na pesquisa em saúde é foco desta sexta, 18

18 de setembro de 2020 - 10:15 # # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes

A programação da semana “SUS no Ceará: 30 anos. Saúde para Todos”, segue nesta sexta-feira com a realização de mais uma webconferência. Com o tema “Inova Pesquisa: Ação no Ceará”, a transmissão começa a partir das 19 horas no canal youtube.com/espceara e contará com a participação de Tarcísio Pequeno, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap) e José Xavier Neto, cientista-chefe da Saúde do Ceará.

O supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE, Jadson Franco reforça o espaço do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto experiência potente de produção científica e acadêmica. “Dialogar sobre as inovações que atuam nesse contexto de produzir conhecimento colaborando para o desenvolvimento do SUS precisa ser prática constante em nossas ações, de forma a aproximar a ciência às necessidades sociais”, afirma o gestor, que mediará a live de logo mais às 19 horas.

Iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, por meio da ESP/CE, hospitais da rede pública do Governo do Ceará e movimentos sociais, a Semana do SUS no Ceará segue até sábado, 19, dia em que se celebram os 30 anos de regulamentação do SUS. Na ocasião, a ESP/CE, em parceria com o Governo do Ceará realizará cerimônia simbólica com o hasteamento da bandeira do SUS.

Saúde em debate

Ainda na última quinta-feira, 17, duas webconferências movimentaram as discussões sobre a saúde com especialistas e gestores locais e nacionais. Na live “Política e Gestão do SUS”, o secretário executivo de Políticas em Saúde do Estado do Ceará, Marcos Gadelha; o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Jurandi Frutuoso; e o vice-presidente do Conselho Municipal das Secretarias de Saúde do Ceará (COSEMS/CE), Rilson Andrade, discutiram os aspectos da política e da gestão no SUS.

ASSISTA À INTEGRA DA TRANSMISSÃO

Já na live stream “Avanços e Desafios da Formação em Saúde nos 30 anos do SUS”, a a diretora de pós-graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa, conversou sobre o tema com o sanitarista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ricardo Burg Ceccim. De acordo com o pesquisador, a educação em saúde brasileira se fortalece e encontra novas formas de lidar com os desafios da contemporaneidade a partir da dinâmica entre os seus componentes de integração entre “ensino-serviço-comunidade” além do eixo “educação-trabalho-saúde”.

“Muitos conceitos foram introduzidos na nossa ciência pelos movimentos organizados. Por exemplo, a gente consegue entender mais claramente o que é uma violência de gênero, graças ao Movimento de Mulheres”, explica, reforçando a importância da valoração dos saberes que são formados a partir das vivências dos movimentos sociais brasileiros.

“Se a gente quer que a saúde fale das vidas é preciso que nos encontremos com esse tipo de relação, com esse tipo de linguagem, de convocação, provocação ou de tensão, inclusive, nos saberes formais”, pontua Ceccim.

ASSISTA À INTEGRA DA TRANSMISSÃO

“SUS no Ceará: 30 anos, Saúde Para Todos”

INOVA PESQUISA: AÇÃO NO CEARÁ
Quando: sexta-feira, 18
Horário: 19h00
Convidados: Tarcísio Pequeno – presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap) / José Xavier Neto – cientista-chefe da Saúde do Ceará
Moderação: Supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE, Jadson Franco
Acesse em: youtube.com/espceara