Semana SUS no Ceará começa com reflexão sobre sistema de saúde possível

15 de setembro de 2020 - 14:53 # # # # #

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), iniciou nesta segunda-feira, 14, a programação cultural que celebra os 30 anos do Sistema Único de Saúde e seus avanços no marco civilizatório brasileiro. A programação da Semana SUS no Ceará: 30 anos segue até o próximo sábado, 19.

Reunidos na sede da ESP/CE para o evento online, o sociólogo André Haguette e o secretário da Saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), participaram da primeira webinar que discutiu o desenvolvimento social e o direito à saúde no SUS. A mediação do debate foi feita pelo superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

Para André Haguette, o SUS seria uma espécie de prova utópica que mostrou à sociedade brasileira toda a sua vocação à generosidade e ao atendimento da população. “O sistema não foi uma dádiva. Ela foi resultado de um movimento organizado da sociedade civil. A meu ver, o SUS é a única utopia brasileira que conseguiu ser implementada”, afirmou, ressaltando, entretanto, todos os desafios que o programa ainda enfrenta frente uma nação tão polarizada quanto a do Brasil.

Retomando uma contextualização histórica do próprio nascimento do sistema, Dr. Cabeto relembrou alguns dos seus princípios práticos na tentativa de diminuir essas lacunas no campo da saúde, sobretudo em relação às populações menos favorecidas do país. “O SUS é a tentativa da área da saúde de reduzir essas desigualdades, de aproximar e dar o direito àqueles que não estavam assistidos. E não fosse o SUS, essas populações estariam ainda hoje esquecidas”, reforçou.

Essa dificuldade que o programa tem de agir integralmente para todos os brasileiros também foi pontuada por Marcelo Alcantara. Segundo o gestor, ainda com uma cota de recursos bastante restrita, equivalente a cerca de 5% do Produto Interno Bruto Nacional, o SUS consegue realizar aproximadamente 10 milhões de internações anualmente. “Com recurso bastante restrito, se faz muita coisa, mas se deixa de se fazer muita outras também. As filas no sistema são grandes e precisaríamos de um modelo de financiamento maior”, coloca o superintendente, lembrando o papel estratégico que os investimentos na qualificação da gestão ocupam para a mudança desse quadro ainda existente na saúde pública brasileira.

Na visão de André Haguette, parte da resolução dessas problemáticas está no desenvolvimento de um novo modelo de sociedade para o Brasil. Estrutura essa que, segundo o sociólogo, passa pela maior integração e mescla entre as classes sociais. “O SUS, na sua grande visão da saúde, enxerga esse modelo de sociedade, que pode ser realmente republicana e civilizatória”, frisou.

Live ESP/CE

A programação da semana “SUS no Ceará: 30 anos”, segue nesta terça-feira, 15, com edição especial do Papo Saúde ESP com o tema “Acolhimento e Cuidado: a humanização do SUS”. A supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, receberá a presidente da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, Liduína Rocha e José Maria Ximenes, doutor em saúde coletiva e professor da UECE. A live será transmitida pelo Instagram da ESP/CE (instagram.com/espceara), à partir das 19 horas.

Assista à íntegra da Webinar “Desenvolvimento Social e Direito à Saúde no SUS”

Live: Papo Saúde ESP – Acolhimento e Cuidado: a humanização do SUS
Quando: terça-feira, 15
Moderadora: Luciana Lopes, supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE