Histórias de quem vivencia e faz o Sistema Único de Saúde

11 de setembro de 2020 - 18:21 # # # # #

Repórteres: Daniel Araújo | Diana Vasconcelos | Filipe Dutra | Tereza Fernandes | André Pinheiro Multimídia: David Tomás | Júlio Lopes

Pessoas curadas, tratadas, acompanhadas, surpreendidas e – porque não? – renascidas. Quando falamos de saúde pública, é importante lembrar para quem o sistema deve trabalhar: vidas. Brasileiros e brasileiras das mais diferentes regiões, histórias, classes sociais que precisam, cotidianamente, ou não, ter acesso ao SUS.

Nesta última reportagem especial sobre o SUS no Ceará, vamos deixar que os próprios usuários falem de suas experiências. Confira um pouco das histórias de vida reais desses personagens e suas relações diretas com o SUS.

 

Recuperação da Covid-19

Rucley Braga é funcionário público e deu entrada no Hospital Leonardo Da Vinci ainda em março deste ano. Em um momento de pico da pandemia do coronavírus no Ceará, ele conta que a diferença entre a vida e a morte passou pelo atendimento que teve no Hospital Leonardo da Vinci, unidade de saúde destinada pela Secretaria da Saúde do Ceará a atender pacientes com Covid-19.

 

Nascimento

No última quarta-feira, 08, Leila Menezes iniciou trabalho de parto no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Toda a ansiedade que acompanham a gestação e nascimento do segundo filho transformaram-se na alegria do início dessa nova fase.

 



Experiência profissional

Carina Barroso é endocrinologista infantil do Hospital Infantil Abert Sabim, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará. A profissional fala sobre a sua experiência de 12 anos atuando diretamente na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Profissional e usuária do SUS

A auxiliar administrativa do Hospital Regional Norte de Sobral, Shyrlei Vasconcelos, teve a primeira experiência como usuária da unidade de saúde em que trabalha. Apesar de trabalhar no local, nunca tinha sido atendida no equipamento. Ela conta que o atendimento recebido pela equipe da unidade foi fundamental durante o processo do parto de seu filho.

 

Compromisso com a saúde

Everaldo Guimarães e Antônio Nepomuceno são agentes de combate a endemias (ACEs) nos municípios de Russas e Barbalha, respectivamente. No campo de atuação na saúde pública cearense, os profissionais relatam uma trajetória marcada pelo compromisso com a orientação, combate e prevenção de doenças infecciosas no Ceará.