Cenário das arboviroses no Ceará será debatido por meio de webconferência

26 de agosto de 2020 - 14:16 # # # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: David Tomás

Para além do enfrentamento ao coronavírus, o Brasil ainda precisa estar alerta no trabalho de prevenção e combate às arboviroses como dengue, zika vírus e chikungunya. De janeiro a junho de 2020, o Ceará registrou aumentos no número de casos de parte dessas doenças, o que reforça a importância das ações de conscientização, seja pelos órgãos de saúde ou pela população.

Entendendo a relevância desse bate papo, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), realizará nesta quinta-feira, 27, a webconferência “Arboviroses no Estado do Ceará”. A transmissão será realizada no canal youtube.com/espceara a partir das 15 horas.

A apresentação da webconferência será feita pelo Doutor em Saúde Coletiva, Carlos Henrique Morais de Alencar. O pesquisador lembra que, apesar dos esforços que o sistema de saúde tem feito desde 1986 no Ceará, as epidemias por arboviroses continuam como um desafio à saúde pública cearense. “Hoje nosso Estado vive com uma tripla carga de arboviroses, com casos de dengue, chikungunya e zika acontecendo ao mesmo tempo”, alerta.

Entre janeiro e março de deste ano, o Estado registrou 816 casos de dengue, 47 de chikungunya e três de zika vírus, segundo dados da SESA. “Mesmo com a Covid-19 tomando as telas dos jornais, a dengue se manteve presente e a incidência deste ano foi até mais alta que a de 2019”, completa Henrique.

De acordo com os estudos realizados pela célula de Controle da Vigilância Epidemiológica do Estado, 356 cearenses foram diagnosticados com dengue somente no primeiro bimestre de 2020. O indicador é quase três vezes superior ao registrado no mesmo período de 2019.

Webconferência

Tema: Arboviroses no Estado do Ceará