Encontro virtual do Programa de Valorização da Supervisão em Residências em Saúde será realizado nesta sexta, 14

13 de agosto de 2020 - 09:28 # # # #

Ceccim é destaque da programação. Foto: Interface

Com o intuito de aperfeiçoar o trabalho realizado pelos supervisores e melhorar o exercício das competências nos processos formativos dos residentes em saúde, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realizará nesta sexta-feira (14) mais um encontro da formação dos supervisores.

A iniciativa é uma atividade do Programa de Valorização da Supervisão em Residências em Saúde do Estado do Ceará, idealizado pelo Centro de Residências em Saúde da ESP/CE em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado.

Voltada para 111 supervisores dos programas de residência médica e multiprofissional da ESP/CE, a programação será realizada inteiramente virtual e terá a troca de experiências para integração entre as modalidades. O destaque das atividades será a abordagem sobre a formação interprofissional nas residências.

Para discutir a temática foi convidado Ricardo Burg Ceccim, membro titular da Comissão Nacional de Residência Multi/Uniprofissional, ligada ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação, e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ceccim criou e coordenou a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental da UFRGS, e foi diretor da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.

Atuação

Além do trabalho como docente e profissional da saúde atuante nas unidades hospitalares e nos equipamentos de saúde, o supervisor tem o papel de traçar estratégias educativas que favoreçam atitudes emancipadoras e reflexivas junto aos residentes por eles acompanhados.

O programa

O Programa de Valorização da Supervisão em Residências em Saúde do Estado do Ceará foi iniciado em dezembro e contempla os eixos: educação; liderança, ética e profissionalismo; comunicação e relação; gestão; e pesquisa.

Pioneiro no Brasil, o programa faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde, lançada em agosto do ano passado, e foi idealizado como uma proposição do Centro de Residências em Saúde da ESP/CE em parceria com a Sesa, com o objetivo de valorizar o trabalho realizado pelo corpo de supervisores dos Programas de Residência Médica (Resmed) e Residência Multiprofissional em Saúde (Resmulti) da ESP.