ESP/CE inicia nova turma do Curso de Atualização em Vigilância Sanitária em agosto

11 de agosto de 2020 - 14:25 # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes

A Escola e Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig), iniciará no próximo dia 24 de agosto nova turma do Curso de Atualização em Gestão da Vigilância Sanitária. A formação objetiva a capacitação dos profissionais da Vigilância Sanitária a fim de qualifica-los para a gestão de ações nos níveis municipal e regional no estado do Ceará.

As vagas destinam-se prioritariamente aos trabalhadores de nível superior e que atuam na Vigilância Sanitária das Superintendências de Saúde, Coordenadorias de Saúde, Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS) e dos municípios de Russas, Quixadá, Itapipoca, Caucaia, Cascavel, Maracanaú, Sobral, Tianguá, Brejo Santo, Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte.

De acordo com a coordenação do curso, as fichas de inscrições foram encaminhadas às secretarias municipais de saúde e secretarias regionais dos municípios prioritários. Estas, terão até o próximo dia 17 de agosto para nomear os profissionais que participarão do curso conforme o perfil e interesse dos profissionais. As informações e outras dúvidas poderão ser enviadas para o email: rosimary.barbosa@esp.ce.gov.br ou pelo telefone: (85) 3101.1400.

A formação está organizada em uma estrutura modular. Possui carga horária de 80 dividida em dois momentos que ocorrerão em ambiente virtual de aprendizagem. Um deles abordará questões ligadas ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e o gerenciamento do risco como prática de gestão da Vigilância Sanitária. E o outro será composto por tópicos de planejamento, monitoramento e avaliação na Vigilância Sanitária. As atividades de Ensino aprendizagem ocorrerão no próprio ambiente de trabalho dos profissionais.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária (VISA) é uma das mais antigas práticas de Saúde Pública do mundo moderno e considerada como um grande desafio para os gestores em saúde. Em virtude do cenário nacional em que mudanças regulatórias estão acontecendo e a nível municipal há descentralização de ações/atividades na área de VISA, torna-se extremamente urgente a atualização dos técnicos sobre a gestão da VISA com conhecimento, eficiência e exatidão para melhoria de indicadores.