ESP/CE celebra 27 anos de compromisso com a saúde e bem-estar da sociedade cearense

22 de julho de 2020 - 09:22 # # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Deborah Muniz

Há 27 anos a história da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), se molda e potencializa-se a partir da própria linha temporal e da força da sociedade cearense. Nesse contexto de grandes desafios para a saúde em todo o mundo, a instituição tem reafirmado seu compromisso na promoção da educação, do conhecimento e da inovação a partir de projetos e iniciativas que estejam centradas no cidadão e na sua consequente melhoria na qualidade de vida.

O engajamento nas ações de fomento à educação em saúde tem sido uma das suas grandes premissas ao longo das últimas décadas. Compromisso esse que se reafirma ainda mais em período de profundas transformações tal qual passa o mundo a partir dos efeitos sentidos pela pandemia do novo Coronavírus. Como resposta a esse grande desafio, a escola mobilizou toda sua força de trabalho e redes de parcerias.

Foi assim que esse eixo de integração viabilizou importantes projetos focados na inovação em saúde como o Elmo, capacete de respiração assistida para tratar pessoas com quadro leve ou moderado de Covid-19; A Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER), o hotsite Coronavírus, o aplicativo iSUS, além de uma larga oferta de webconferências e cursos à distância orientados para treinamentos em ventilação mecânica, elaboração e ampla divulgação de protocolos clínicos baseados nas mais sólidas evidências científicas pesquisas clínicas e de registro na nossa rede de atenção à saúde.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, destacou a construção dessa folha de serviços prestados pela instituição ao setor da saúde no Ceará ao longo dos últimos 27 anos. “A escola qualifica a força de trabalho, faz educação permanente, investe em ciência, tecnologia, inovação e inteligência em saúde. Tudo isso em um contexto educacional, cada vez mais valorizado e junto a tecnologias antenadas com o contemporâneo”, afirma.

De acordo com o gestor, esse é um momento de celebração da escola. “De lembrarmos que ela precisa ser fortalecida, precisa crescer, ser cada vez mais inserida no contexto da saúde, do sistema e da população”, finaliza.

Essa narrativa é a mesma traçada por Kaline Barbosa. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde no componente hospitalar, ela conta que a instituição se pauta muito pela construção do diálogo como estratégia de acolhimento e acompanhamento das atividades dos residentes. “Nesse momento de pandemia, onde muito de nós tivemos os campos de atuação suspenso ou com carga horária reduzida, a ESP/CE procurou nos realocar em outras atividades, buscando minimizar os impactos gerados nesse período”, recorda.

Para Ana Xenofonte, supervisora da Secretaria Escolar da ESP/CE, é visível a percepção de todo o crescimento e evolução que a instituição alcançou nesse tempo. Dos 27 anos de história que a escola completa nesta quarta-feira, 22, a gestora esteve presente em 25. São mais de duas décadas dedicadas à educação e saúde no nosso Estado. “Fico muito feliz em ver que a cada ano a escola atinge um nível de inteligência espetacular nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico”, finaliza.

Capacitações

Somente em 2020, cerca de 1.500 profissionais já participaram das formações das diferentes formações ofertadas pela ESP/CE, entre treinamentos, cursos livres, técnicos e de pós-graduação.

Entre os projetos com as maiores médias de profissionais matriculados estão o Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (RIS-ESP/CE), com 812 matriculas ativas, o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Atenção Primária em Saúde, com 173 profissionais matriculados, seguidos do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, com 155 ACS cadastrados no município de Quixadá.

A ESP/CE

Autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) foi fundada em 22 de julho de 1993 com objetivo de promover a formação e educação permanente, pesquisa e extensão na área da saúde, com inovação e produção tecnológica, integrando ensino-serviço-comunidade às suas práticas.

Ao longo dos últimos 27 anos, a escola tem construído sólidas parcerias e redes colaborativas para o atendimento das necessidade sociais do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua atuação engloba um pioneiro trabalho junto a programas de residências em saúde, educação profissional em saúde, cursos e projetos nas áreas da gestão, atenção, vigilância e extensão em saúde.

Além do fomento à pesquisa e o conhecimento científico por meio de iniciativas e programas de estímulo e disseminação da ciência em articulação direta com os campos da saúde e a educação.

OUÇA

Regina Clara, colaboradora da Diretoria de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, fala sobre a significação de fazer parte da equipe da escola há 15 anos

Siga a ESP/CE:

Instagram: http://www.instagram.com/espceara